nsc
hora_de_sc

Escola de samba

Carnaval 2019: Dascuia veste verde e rosa para homenagear Pawlick

O catarinense Gesoni Pawlick morreu em maio de 2017 e tinha um concorrido atelier em São José, na Grande Florianópolis  

26/02/2019 - 18h28 - Atualizada em: 26/02/2019 - 20h39

Compartilhe

Por Ângela Bastos
Mestre-sala e porta-bandeira
Mestre-sala e porta-bandeira da Dascuia
(Foto: )

Mais jovem escola de samba de Florianópolis, a Dascuia vai brincar com algo comum quando se é convidado para uma festa e que costuma deixar muita gente ansiosa: a escolha da roupa.

A verde e rosa do Morro do Céu vai reverenciar um grande nome da alta costura, o catarinense Gesoni Pawlick, que morreu em maio de 2017, e tinha um concorrido atelier em São José, na Grande Florianópolis.

O mundo encantado do artista Pawlick, que se tornou conhecido como estilista, mas foi também ator de teatro e carnavalesco, tem a assinatura de Jhean Fábio Nascimento, André Filosofia e Patrícia Régis.

O desfile com cerca de 1.4 mil componentes mostrará os sonhos do menino nascido no interior de Santa Catarina e que consegue o apogeu da profissão costurando para grandes nomes da alta sociedade da Capital:

"Abram-se as cortinas para o espetáculo, os sonhos de um menino em seu mundo encantado, entre máscaras, rendas e vitória, a paixão pela arte define sua trajetória, convidado pra esse encanto também estou, mas só tenho uma dúvida. Com que roupa eu vou?" escrevem os autores do enredo.

História

Terceira colocada em 2018, a escola surgiu como bloco, em 2004. O sonho de Altamiro José dos Anjos, o Dascuia, se transformou em realidade em 2011. A agremiação que o ex-atleta viu nascer como uma espécie de homenagem para a verde e rosa carioca, a Mangueira, está hoje no seleto grupo.

Seu Dascuia morreu em julho do ano passado, aos 82 anos. No desfile do ano passado foi homenageado. Desfilou ao lado da esposa, Valdeonira Silva dos Anjos, sentado em um trono. Neste ano, a escola encerra os desfiles e tem como desafio segurar o público nas arquibancadas até o final.

Transmissão

A NSC TV vai transmitir ao vivo e com exclusividade para todo o Estado, o desfile das escolas de samba de 2019, da capital. Essa será a primeira transmissão feita pela emissora do evento, que será realizado no dia 2 de março, sábado de Carnaval, logo após o Big Brother Brasil.

Colunistas