O Carnaval de rua em Blumenau estará mais vivo do que nunca na edição de 2024, que terá o desfile da Escola de Samba Mocidade Unidos do Salto do Norte no domingo (11). A agremiação promete um “grande espetáculo”, já que este ano, pela primeira vez, recebeu verba através da Lei Paulo Gustavo para poder custear a atração. 

Continua depois da publicidade

 Saiba mais notícias sobre o Carnaval na página especial do Sacode NSC

O tradicional desfile da Mocidade ocorre na Rua Johann Sachse a partir das 16h, com concentração no estacionamento do Mercado Garcia às 15h. Para conseguir chegar até aqui, porém, novos passos foram dados pela escola nos últimos meses. A começar pela busca de recursos, algo inédito nesses 17 anos de história.

Conforme a presidente da agremiação, Andrea Dallabrida, a escola conseguiu R$ 50 mil para promover o desfile e R$ 53,5 mil para compra de aparelhos de som e instrumentos. Peça-chave na busca desse dinheiro, foi a madrinha da Unidos do Salto do Norte, Regina Cardoso da Silva, quem fez a inscrição no programa federal de incentivo à Cultura.

— O carnaval de rua do Salto do Norte é uma prova que nossa cidade é para todos — diz Regina. 

Continua depois da publicidade

A festividade deste ano não teve a mesma dificuldade de 2023, quando o governo municipal negou o alvará para realização do desfile com a justificativa de que houve reclamações à Ouvidoria e “uso inadequado da área pública a ponto de ser necessária a intervenção policial para restabelecer a ordem”. Regina e outros entusiastas do evento fizeram uma força-tarefa no meio político para tentar reverter a decisão e, após a união e a repercussão nas redes sociais, a festa de rua aconteceu. 

Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí

Este ano, com mais dinheiro e sem grandes contratempos até o momento, a escola de samba vai homenagear Nega Teresa, uma boneca de pano que é mascote da instituição. A expectativa de Andrea Dallabrida é que mais de mil pessoas passem no desfile, que está dividido em quatro alegorias. 

— Estamos muito ansiosos para o desfile deste ano. Através de recursos da Lei Federal Paulo Gustavo conseguimos estruturar a escola. São mais de 200 pessoas envolvidas neste grande espetáculo que levará amor e alegria pelas ruas do Salto Norte — destaca Andrea. 

As cores da agremiação são o verde, o branco e o azul e o desfile é assinado pelo o carnavalesco Amaro de França, conhecido popularmente como Jhimmy Mocidade. 

Continua depois da publicidade

20 fotos para recordar o passado do Carnaval em Blumenau

Leia mais

Esforço pela cultura faz blumenauense se tornar madrinha de escola de samba

Destaques do NSC Total