nsc

publicidade

Sabor Catarina apresenta

Carreteiro ou risoto: conheça diferentes pratos preparados com arroz

Aprenda, ainda, uma receita de arroz carreteiro que utiliza filé mignon suíno e bacon no preparo

21/10/2019 - 09h55 - Atualizada em: 21/10/2019 - 10h56

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Carreteiro
(Foto: )

Você provavelmente já ouviu falar do arroz carreteiro. Trata-se de um prato tradicional da culinária brasileira, principalmente da região Sul, já que foi criado pelos carreteiros que transportavam mercadorias por toda a região do Rio Grande do Sul. Inicialmente, era feito apenas com arroz, carne seca e sal, mas, com o passar do tempo, foram surgindo diversas receitas que incluem uma grande variedade de ingredientes.

Já o risoto é típico da culinária italiana. Veio para o Brasil com os primeiros imigrantes e, apesar de também ter o arroz como ingrediente base, seu preparo, textura e sabor são bem diferentes do carreteiro.

Leia também: Risoto de linguiça Blumenau: um esquenta para a Oktoberfest

A principal diferença entre os pratos está relacionada ao tipo do arroz. Para o carreteiro, normalmente é utilizado o arroz agulhinha, enquanto para o risoto o mais comum é o arbóreo. O preparo também muda: no risoto, a água deve ser acrescentada aos poucos para que ele solte bastante amido. No entanto, para o carreteiro, o arroz deve ser cozido normalmente.

Modernização do carreteiro

Apesar de ser um prato considerado rústico, sem necessidade de elaborar muito o preparo, muitas receitas são modernizadas e acrescentam detalhes que tornam o prato contemporâneo e cada vez mais saboroso.

O prato original era feito apenas com arroz, sal e carne seca mas, atualmente, existem receitas que incluem temperos e iguarias diferentes. Uma sugestão é pode preparar a receita tradicional e acrescentar linguiça calabresa ou bacon. Também é possível substituir a carne seca e utilizar carne fresca ao invés do charque ou, até mesmo, usar outras proteínas.

O carreteiro com carne suína é muito comum no Mato Grosso do Sul e o grande segredo do preparo é fritar muito bem a carne. Outra dica é sempre pingar água para soltar a cor, depois desidratar a carne.

Receita de arroz carreteiro com carne de porco

Ingredientes:

- 300g de filé mignon suíno

- 100g de bacon

- meia cebola;

- 1 tomate pequeno

- 1 copo de arroz

- 2 copos de água

- 1 dente de alho amassado

- 30ml de óleo

- sal e pimenta do reino a gosto

- salsinha picada

Modo de preparo:

Em uma panela, frite o bacon até que fique bem dourado. Retire por completo o óleo que soltar na panela e acrescente a carne suína. A panela deve ficar sem óleo para que o fundo da carne fique bem dourado. Pingue água para que solte o dourado da panela, o que irá proporcionar cor e sabor à carne e ao arroz. Repita esse processo por quatro vezes. Acrescente óleo, cebola e tomate e frite até que se desmanchem. Coloque o arroz e refogue até que os grãos fiquem transparentes, para então cobrir com água e deixar toda a mistura cozinhar. Quando secar a água, tampe a panela por completo, abaixe o fogo e cozinhe por mais cinco minutos. Desligue o fogo, coloque o conteúdo da panela em um refratário e finalize o carreteiro com salsinha.

Conheça o Sabor Catarina e aprenda novas receitas que valorizam a proteína catarinense

​​​Conteúdo patrocinado pelo Icasa e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content.

Deixe seu comentário:

publicidade