nsc

publicidade

Oktoberfest apresenta

Carro alegórico Teufelsgeige, o “violino do diabo”, estreia no desfile da Oktoberfest 2019 

Vencedor do concurso faz homenagem a instrumento típico de festas populares dos países de tradição germânica  

10/10/2019 - 11h40

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
(Foto: )

Vai ao desfile da Oktoberfest Blumenau 2019 na Rua XV de Novembro? Então fique de olho para não perder a mais nova atração da festa: o Teufelsgeige, carro alegórico vencedor de um concurso realizado em março deste ano pela organização do evento, faz sua estreia homenageando um inusitado instrumento musical inventado na região dos Alpes, na Europa Central, há cerca de 300 anos. Idealizado por um grupo de amigos que já participou de vários desfiles e sempre sonhou em construir um carro alegórico, o Teufelsgeige vai contar um pouquinho da história do instrumento e, quem sabe, levar seu nome pelo país afora.

O carro alegórico foi construído a partir de um Santana ano 1994, comprado no bairro Fortaleza através de um contato no Facebook Marketplace.

— Ficamos apenas com o motor, a suspensão, o painel e o sistema de faróis e pisca-alerta — conta o economista Daniel Hostin, um dos idealizadores do Teufelsgeige. O carro alegórico começou a ser montado há quatro meses, com um design inspirado nos coretos de bandas dos biergartens da Oktoberfest de Munique.

As mulheres do grupo vão fazer uma coreografia baseada na música tema composta por Rogério França, que conta como quando o instrumento chega "não tem tristeza, nem baixo astral". Já os rapazes vão levar instrumentos montados por eles mesmos e fazer bastante barulho ao longo de todo o desfile.

— Dentro do veículo vão se acomodar crianças, mulheres e pessoas de mais idade — conta Daniel.

Agora, como se pronuncia Teufelsgeige? Vamos lá: Toi-fels-gai-gue. Falando devagar fica fácil, certo? Em Português, a tradução literal é "Violino do Diabo", e a lenda conta que ele era usado justamente para fazer muito barulho e espantar os maus espíritos. O certo é que o instrumento é presença garantida nas festas populares dos países de tradição germânica até hoje, ditando o ritmo das canções de uma forma criativa e sempre inusitada.

Não há muitas regras na hora de construir o instrumento, que tem como base um arco e uma vara de madeira curvada, com diversos objetos barulhentos fixados nele, como guizos e chocalhos.

— O Teufelsgeige é uma coisa diferente, tradicional. Muita gente conhecia mas não tocava, era só para bagunça. Aí eu apresentei aqui em Blumenau como um instrumento de percussão. E enquanto os que tocavam usavam apenas uma varinha, eu introduzi o facão ‘fuks schuanz’, o facão de serra — conta Célio Krieger, considerado o maior divulgadores do Teufelsgeige na região.

Carro alegórico Teufelsgeige, o “violino do diabo”, estreia no desfile da Oktoberfest 2019
(Foto: )

Desde o começo dos anos 1990, quando ainda era bancário, ele passou a levar o instrumento para tocar em frente à agência onde trabalhava durante a Oktoberfest. Em 1991, ele chegou a tocar o instrumento junto ao lendário maestro Helmuth Hoegel. Este ano, quem quiser ver o músico nos palcos do Parque Vila Germânica pode conferir os shows do Grupo Musical Ritmos e Tradições. O Teufelsgeige de Célio estará lá, ditando o ritmo!

Célio também ensinou os integrantes do carro alegórico a tocar o instrumento, e confirmou presença no Teufelsgeige no desfile do próximo sábado, 12 de outubro.

— Ter um carro na Oktoberfest com o nome do instrumento que eu apresentei a Blumenau é bem gratificante — admite o músico.

— Nosso carro acaba, de fato, homenageando todo o trabalho cultural que o Célio desenvolveu aqui na cidade — concorda Daniel.

O Teufelsgeige participa de todos os sete desfiles deste ano. E quem visitar o Parque Vila Germânica nos primeiros dias de Oktoberfest Blumenau poderá ver o veículo exposto no Setor 3 até sábado, 12 de outubro. O carro tem participação garantida nos desfiles dos próximos cinco anos. A escolha de novas atrações para os desfiles na Rua XV de Novembro começou em 2014, quando os organizadores da festa decidiram criar um sistema de rodízio para inovar no evento. O Teufelsgeige é a nona nova atração selecionada desde então.

-----

Confira os dias de desfile da Oktoberfest Blumenau 2019:

Terça, 15 de outubro, às 19h30min.

Quartas, dias 9 e 23 de outubro, às 19h30min.

Quinta, dia 17 de outubro, às 19h30min.

Sábados, dias 12, 19 e 26 de outubro, às 16h.

Sempre na Rua XV de Novembro, no Centro.

Deixe seu comentário:

publicidade