nsc
    an

    Washington

    Cartório obrigado a emitir primeira certidão de casamento gay após polêmica

    04/09/2015 - 12h50 - Atualizada em: 04/09/2015 - 12h52

    Compartilhe

    Por Redação NSC

    Um centro de registros do oeste dos Estados Unidos emitiu nesta sexta-feira sua primeira certidão de união de um casal homossexual, depois de ter provocado uma controvérsia porque se negava a aplicar a lei de casamento gay, informou o canal de televisão local WKYT.

    Esta decisão ocorreu depois que a secretária deste cartório do estado rural do Kentucky, Kim Davis, foi presa por ordem de um juiz devido a sua teimosia em defender suas convicções religiosas diante das obrigações oficiais.

    Ao enviar Davis à prisão, o juiz David Bunning também ordenou que seus adjuntos retomassem a emissão de certidões de casamento, mesmo sem a aprovação de sua supervisora.

    Cinco deles aceitaram a decisão do juiz e uma pessoa - um filho de Davis - se negou, indicou a WKYT.

    Na manhã desta sexta-feira, pouco depois de abrir o cartório do condado de Rowan, James Yates e William Smith se converteram no primeiro casal a receber sua certidão de casamento no estado, depois de terem tido o pedido negado cinco vezes no passado.

    Ao se negar a emitir as licenças de matrimônio a casais do mesmo sexo, Davis, de 49 anos, passou de uma simples funcionária pública a uma heroína para milhares de americanos que se opõem ao casamento gay. Inclusive foi elogiada por vários dos candidatos presidenciais do Partido Republicano.

    "Para mim isso nunca foi um tema de ser gay ou lésbica. É sobre o casamento e a palavra de Deus", declarou Davis anteriormente.

    Seu marido, Joe Davis, afirmou nesta sexta-feira que sua cônjuge estava preparada para ficar na prisão "pelo tempo que fosse necessário".

    No fim de julho, a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou o casamento entre homossexuais em todo o país, uma decisão histórica e uma vitória emblemática do presidente democrata Barack Obama.

    * AFP

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas