nsc

    Campeonato Estadual

    Catarinense com 10 ou 12 times? Saiba a opinião dos comentaristas da NSC

    Conselho técnico vai definir fórmula para 2020 e avaliar aumento no número dos participantes em 2021. Você é a favor ou contra?

    11/11/2019 - 13h52 - Atualizada em: 11/11/2019 - 14h30

    Compartilhe

    Por Márcio Serafini
    Avaí e Chapecoense disputaram a taça de 2019; em seguida, realizaram campanhas ruins no Brasileirão
    Avaí e Chapecoense disputaram a taça de 2019; em seguida, realizaram campanhas ruins no Brasileirão
    (Foto: )

    O conselho técnico da Série A do Campeonato Catarinense vai se reunir nos próximos dias para definir a fórmula de disputa do estadual próximo ano. Outro assunto, mais polêmico, estará na pauta: um possível aumento do número de participantes de 10 para 12 em 2021.

    A ideia já é discutida há tempos nos bastidores. A divisão dos times em grupos, que já deve acontecer em 2020, ou a disputa de fase classificatória em turno único permitem acomodar mais dois times sem estender a competição além do prazo previsto no calendário da CBF (de janeiro a abril). No entanto, a definição envolve aspectos técnicos, estruturais e financeiros.

    O Catarinense 2020 já contabiliza uma desistência prévia. Campeão da Série B, o Almirante Barroso alegou falta de estádio para participar e será substituído pelo Juventus, terceiro colocado. Esse exemplo é um dos argumentos de quem questiona se o Estado comporta 12 times na primeira divisão.

    Entre os comentaristas da NSC Comunicação, a maioria prefere a manutenção de 10 clubes ou até mesmo a redução para oito. Confira:

    E você? Deixe sua opinião nos comentários abaixo da matéria.

    Nova fórmula em 2020

    Para o Catarinense de 2020, segue o número já definido de 10 times. O que deve mudar é a fórmula. Em 2019, todos jogaram contra todos, em turno e returno, classificando-se quatro para semifinais em jogo único e final também em uma partida. Foram utilizadas 20 datas, duas além do previsto pela CBF.

    Com as 16 datas previstas pela CBF, a tendência é a divisão dos times em dois grupos de cinco, com possibilidade de jogos grupo contra grupo, dentro dos grupos ou um misto dos dois sistemas, como acontecerá no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O calendário prevê o começo dos Estaduais em 22 de janeiro, e o término, em 26 de abril. Como há uma parada em data Fifa — reservada para jogos das seleções — em março, esse fim de semana pode ser usado e viabilizar um campeonato em 17 rodadas.

    Quem participa

    Os 10 participantes da primeira divisão catarinense são: Avaí, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Joinville, Juventus, Marcílio Dias e Tubarão.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Esportes

    Colunistas