Pomerode será palco da 5ª parada do calendário 2023/24 do UCI Gran Fondo World Series, neste domingo (2), com transmissão ao vivo e exclusiva no NSC Total. Para receber os 1,5 mil ciclistas, a competição terá como diretor de prova o brusquense André Eduardo Gohr, que conta com vasta experiência em competições internacionais de ciclismo e sonha com a classificação para as Olimpíadas de Paris.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Vitória nos Jogos Pan-Americanos traz emoção até o último segundo e a essência do triatlo

Conheça 5 lugares para se pedalar em Santa Catarina

Medalhista de ouro em Santiago e vice-campeã do Roland Garros disputam WTA Florianópolis

Continua depois da publicidade

— Bacana poder estar nesse papel agora de diretor de prova porque é um percurso que eu já fiz por diversas vezes. Então, é muito bacana já ter vivido isso na prática, e agora preparar essa experiência pra gente de todo mundo que vem conhecer aqui em Santa Catarina — contou André.

Serão atletas de 11 países com o maior número de participantes dos Estados Unidos, além de mexicanos, bolivianos, franceses, alemães e, claro, dos vizinhos Argentina, Chile e Paraguai.

— Procuramos preparar um evento com experiências únicas no Brasil, que é diferente de todo o perfil de prova que temos. O maior atrativo é a região do Vale Europeu, que lembra a Europa, considerada o berço do ciclismo mundial. Os ciclistas encontrarão visuais bonitos. O principal desafio vai ser a subida do Alto das Palmeiras, que é um trecho de 7 quilômetros e 4% de elevação — explicou André Gohr.

Sonho com a vaga olímpica

Apesar de não participar da etapa em Pomerode, o brusquense segue em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Aos 27 anos, André Gohr é um dos fortes candidatos à vaga olímpica. A notícia dos classificados deve ser anunciada até fevereiro de 2024. A expectativa cresce por conta da bela temporada 2023 vivenciada pelo catarinense no ciclismo de estrada.

Continua depois da publicidade

— Sem dúvida foi uma temporada em que eu subi o nível de performance e resultados. Foi um ano que pude ser muito consistente em provas nacionais e internacionais, além de ser um dos anos mais vitoriosos da minha carreira. Para 2024, os objetivos serão as Olimpíadas de Paris 2024 e vou fazer o possível para conquistar a vaga e representar o Brasil — afirmou André Gohr.

O que esperar do Gran Fondo em Pomerode

A competição conta com duas distâncias: Granfondo, com percurso de 140 quilômetros e 1.400 metros de altimetria acumulada, e Mediofondo, com 80 quilômetros e menos de 500 metros de elevação.

A largada acontecerá em Pomerode e os ciclistas passarão por Rio dos Cedros e sobem até o Alto Cedro. Na sequência, seguem para Timbó, Benedito Novo e voltam para Pomerode, mas com predominância de descidas. Já no caso dos competidores do Mediofondo, o percurso vai até Rio dos Cedros e retorna à Pomerode. 

A largada do Granfondo acontecerá às 8h, que contará com ciclistas de 19 até 59 anos. Enquanto isso, a partida do Mediofondo, que abrange competidores entre 50 e 79 anos, será às 8h30min, sendo que o tempo de cada atleta ficará registrado por um chip.

Continua depois da publicidade

Qualificação para o Mundial na Dinamarca

A etapa vale para a qualificatória do Campeonato Mundial de 2024. Segundo Juliano Salvadori, organizador da prova de ciclismo UCI Gran Fondo World Series Brasil, os atletas que completarem até 25% do tempo do primeiro colocado de cada categoria estarão qualificados para a etapa na Dinamarca. Além disso, os competidores receberão uma medalha idêntica que os mundiais também ganham.

Juliano Salvadori (esquerda) e André (direita) (Foto: Marcos Jordão, NSC Total)
Juliano Salvadori (esquerda) e André (direita) (Foto: Marcos Jordão, NSC Total)

— A prova está composta por dois nichos de atletas. Temos 30% que são de alto rendimento e até campeões de competições de mountain bike. Nós teremos também atletas do exterior buscando a classificação para o mundial, que elevou muito o nível da competição e motivou muitos atletas treinarem para participar. Os outros 70% são os ciclistas que chegam pela experiência e vivência de um pelotão de ciclismo praticamente profissional em Santa Catarina — explicou Salvadori.

  • O quê: UCI Gran Fondo World Series;
  • Data: Domingo, 5 de novembro de 2023;
  • Horário: 8h
  • Local: Partida de Pomerode, em Santa Catarina.
  • Onde assistir: Você assiste ao vivo e de graça no NSC Total a partir das 8h

Assista também

Destaques do NSC Total