Enquete
Segundo a enquete realizada pelo NSC Total, o filme estrelado por Joaquin Phoenix levaria quatro das principais estatuetas
Se depender dos catarinenses, Coringa será o grande vencedor do Oscar 2020: na enquete realizada ao longo da última semana no NSC Total, os leitores elegeram o longa estrelado por Joaquin Phoenix e dirigido por Todd Phillips não só como seu favorito na categoria Melhor Filme, mas também indicaram que, se dependesse deles, a nova versão da história do vilão levaria também os troféus de Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora.
Na enquete, Coringa levou 36,4% dos votos do público, seguido por 1917, com 31,1% - o longa, ambientado na Primeira Guerra Mundial, é o favorito da crítica, e já levou os prêmios principais no Globo de Ouro, no Bafta (considerado "o Oscar britânico") e na seleção do Sindicato dos Produtores de Hollywood. Outro bem votado foi o coreano Parasita, com 12,9% - o filme de Bong Joon-ho é considerado vencedor certo na categoria Melhor Filme Internacional, e pelo jeito os catarinenses concordam: 75,4% dos leitores votaram no longa na categoria, deixando Os Miseráveis em segundo lugar.
O intérprete de Coringa, Joaquin Phoenix, ganhou de lavada a enquete de Melhor Ator, com 85,1% dos votos - e nisso os votantes devem acertar: já tendo levado o prêmio em todas as cerimônias anteriores, Phoenix é o favorito isolado para sair campeão. O voto dos catarinenses também tem tudo para acertar a categoria Melhor Ator Coadjuvante: Brad Pitt, com 49,9% dos votos na enquete, já ganhou troféus no Globo de Ouro, no SAG Awards e no Bafta, por Era Uma Vez em... Hollywood. Anthony Hopkins, de Dois Papas, ficou em segundo lugar na nossa pesquisa, com 49,9%.
Já a atriz favorita dos leitores foi Scarlett Johansson, por História de Um Casamento, com 42,3% dos votos. Mesmo indicada simultaneamente nas categorias Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, Johansson deve sair da cerimônia de mãos vazias: Renée Zellweger, de Judy - Muito Além do Arco-Íris (que ficou em segundo na nossa enquete, com 36,4% dos votos) é a favorita na primeira categoria; enquanto Laura Dern deve levar a segunda, por História de Um Casamento. Dern, aliás, venceu também na nossa enquete, com 45% dos votos; enquanto Johansson ficou em segundo, com 29,1%.
E quanto ao único representante do Brasil na disputa? Democracia em Vertigem, que concorre na categoria de Melhor Documentário, está longe de ser unanimidade, tendo dividido a torcida na onda da polarização política - mas, na nossa enquete, a produção se deu bem: o documentário de Petra Costa levou 54,4% dos votos, vencendo American Factory (22,3%) e Honeyland (11,6%), que, segundo a crítica, são candidatos mais prováveis ao posto de campeão.
A disputa ainda está indefinida entre os indicados a Melhor Filme de Animação, com três dos quatro nomeados já tendo sido premiados em eventos anteriores: Toy Story 4 levou o SAG Awards, Klaus venceu o Bafta, e Link Perdido levou para casa o Globo de Ouro. Mas, segundo os catarinenses, o vencedor será Toy Story 4, garantindo mais um troféu para os já premiadíssimos estúdios Pixar.
Confira abaixo como nossos leitores votaram nas demais categorias. A cerimônia do Oscar 2020 acontece na noite do dia 9 de fevereiro, domingo, com transmissão pela NSC TV e TNT.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: