Fiéis lotaram a Catedral São Paulo Apóstolo na noite de quinta-feira para acompanhar a celebração da tradicional missa de Lava-pés, que integra a programação da Semana Santa. Acomodados nos bancos da igreja, em pé ou em banquinhos improvisados, os católicos assistiram à reconstituição do rito realizado por Jesus Cristo durante a Última Ceia.
Continua depois da publicidade
Segundo a Bíblia, Jesus teria lavado os pés de cada um dos 12 apóstolos como sinal de purificação e humildade. Para relembrar a passagem, 12 jovens de Blumenau subiram ao altar e tiveram seus pés lavados pelo bispo Dom Rafael Biernaski, que celebrou a missa.
De acordo com o bispo, a escolha de adolescentes para representarem os discípulos neste ano simbolizou o amor de Cristo por todas as pessoas:
– É a possibilidade que damos à juventude de também sentir esse amor, que chega a todos os tipos de pessoas. Sejam elas jovens ou não – afirmou.
O momento foi especialmente emocionante para Luís Junior, de 16 anos. O estudante foi um dos jovens que adentraram a catedral com vestes da época de Jesus e os pés descalços:
Continua depois da publicidade
– Para mim é muito bom fazer parte disso. É a hora da renovação em Cristo – disse ele.
A zeladora Marineusa Bonmann, 46 anos, assistiu à missa do lado de fora da igreja. Ela conta que saiu do trabalho e foi direto para a catedral, como faz todos os anos:
– A gente nunca tem um horário muito bom no trabalho, mas é importante vir e manter a fé. Acho muito bonito – destacou ela.
Perto do fim da missa, Dom Rafael se ajoelhou em frente a cada um dos representantes do apostolado, lavou e então beijou seus pés. Depois, sob palmas, partiu e dividiu o pão para representar o nascimento da eucaristia.
O padre João Bachmann, que participou da celebração, explica que a véspera da Sexta-feira Santa também é a data de instituição da Santa Eucaristia:
Continua depois da publicidade
– É principalmente a instituição do mandamento do amor. Quando Ele diz aos apóstolos para que amem uns aos outros como Ele os amou, é a lição suprema e a criação do sacerdócio ordenado – comentou.
A programação da Semana Santa segue nesta sexta com confissões das 8h ao meio-dia e leitura da Paixão, adoração da Santa Cruz e Eucaristia às 15h. Às 19h haverá uma encenação da Paixão de Cristo e às 19h30min sai da catedral a procissão do Senhor Morto.