nsc
dc

Gastronomia

Ceia de Natal simples: quatro receitas para surpreender  

Lombo de porco com bacon, bacalhau e dois tipos de farofas são preparos diferentes que podem fazer o seu jantar ficar ainda melhor  

11/12/2019 - 17h23 - Atualizada em: 16/12/2019 - 17h39

Compartilhe

Por Carolina Marasco
Lombo com bacon e farofa são perfeitos para a ceia de Natal simples
Lombo com bacon e farofa são perfeitos para a ceia de Natal simples
(Foto: )

Se você está em busca de receitas para uma ceia de Natal simples, sem deixar o sabor de lado, saiba que encontrou quatro opções de pratos. Os chefes Cristiano Gonçalves e Larissa Guerra indicaram receitas prática, mas que podem surpreender quem estará na sua ceia. Para fazer a sua ceia de Natal simples, confira abaixo as receitas que podem surpreender sem complicação.

A primeira da lista de receitas para uma ceia de natal simples é uma farofa com ingredientes leves e de muito sabor. O melhor de tudo: é só separar as porções e misturar tudo. Depois disso, o prato está pronto.

E quem sempre quis preparar um bacalhau de Natal sem complicação, pode encontrar a sua receita aqui. O prato é delicioso e pode trazer sofisticação para a mesa sem deixar de ser uma ceia de Natal simples.

Como a farofa é um dos queridinhos do jantar, separamos mais uma receita. A segunda opção do prato para a ceia de Natal simples é feita com castanhas e frutas secas (isso se o pessoal gostar, não é mesmo).

Por fim, encerramos as dicas para uma ceia de Natal simples com uma das carnes mais conhecidas desta época: o lombo de porco. Com uma camada de bacon ao redor, o prato ganha suculência e um sabor único.

Confira as receitas da ceia de Natal simples

Farofa do chef Cristiano Gonçalves

Ingredientes

50 gramas de farinha panko

2 colheres sopa de azeite de oliva

1 dente de alho picado

2 colheres sopa de queijo parmesão

1 colher de chá de páprica picante

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes e reserve. Preparação perfeita para uma ceia de Natal simples, não é mesmo?

Brandade de bacalhau do chef Cristiano Gonçalves

Ingredientes

500 gramas de bacalhau Gadus Morhua

1 quilo de batata baroa

100 ml de creme de leite fresco

2 colheres de manteiga

2 dentes de alho

1 cebola pequena

2 colheres de azeite de oliva

Salsinha a gosto

Modo de preparo

Descasque a batata salsa e cozinhe em água e sal. Escorra e faça um purê acrescentando o creme de leite e a manteiga, reserve.

Em uma frigideira com azeite de oliva, refogue a cebola, o alho e acrescente o bacalhau já dessalgado. Junte a salsinha finamente picada, o purê de batata baroa e misture bem.

Transfira a mistura para uma travessa refratária e finalize com uma leve camada de farofa.

Leve-a ao forno a uma temperatura de 180º e deixe assar até dourar. Se você busca uma ceia de Natal simples e com sofisticação, essa é a receita ideal.

Ceia de Natal simples pode ter bacalhau na mesa
Ceia de Natal simples pode ter bacalhau na mesa
(Foto: )

Lombo de porco envolto com bacon da chef Larissa Guerra

Ingredientes

1,5 quilo de lombo suíno sem pele

1 dente de alho picado

2 cebolas brancas cortadas em rodelas

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Alecrim fresco a gosto

Manteiga a gosto

500 ml de suco de laranja ou de cerveja estilo Witbier

250 gramas de bacon fatiado

Modo de preparo

Tempere o lombo com sal, pimenta do reino e alho picado. Coloque a peça em uma travessa funda, e banhe-o com suco de laranja ou com a cerveja. Para a ceia de Natal simples, esse preparo dá mais sabor ao prato. Adicione as rodelas de cebola, os ramos de alecrim, cubra com plástico-filme e leve à geladeira. Deixe descansar por pelo menos 6 horas.

Retire o lombo da travessa e coloque-o em uma tábua. Comece a envolvê-lo nas fatias de bacon, até cobrir a peça totalmente. Retire dois terços do caldo que ficou da marinada da travessa e reserve, bem como a cebola e o alecrim usados para temperar. Posicione o bacon novamente nela, regando a carne com o caldo que ficou na travessa.

Aqueça o forno a 220 °C. Leve a carne ao forno alto, sem cobrir com alumínio, por 15 minutos, apenas para selar. Depois, retire a carne do forno, cubra-a com alumínio e deixe assar por mais ou menos 45 minutos. Vá regando a carne de vez em quando para que ela fique bem úmida por dentro. Se preferir, espalhe um pouco de manteiga sobre a carne também.

Com o caldo da marinada que ficou reservado, é possível fazer um molho para servir junto com a carne. Basta levá-lo ao fogo, deixar reduzir um pouco, e engrossar com amido de milho até obter o ponto napê (molhe as costas de uma colher no molho e passe o dedo. se ficar um "caminho" aberto, o molho está no ponto).

Farofa de castanhas da chef Larissa Guerra

Ingredientes

Meia xícara de farofa de castanhas

Meia xícara de farinha de mandioca

Meia xícara de farinha panko

Banana passa cortada em rodelas a gosto

Frutas secas a gosto

1 cebola picada

150 gramas de manteiga sem sal

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Tempero verde picado a gosto

Castanhas compõem farofa da ceia de Natal simples
Castanhas compõem farofa da ceia de Natal simples
(Foto: )

Modo de preparo

Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola. Adicione as frutas secas picadas grosseiramente, a banana-passa e as farinhas de castanhas, panko e de mandioca. Misture bem, corrija o sal, adicione uma pitada de pimenta do reino e finalize com o tempero verde. A praticidade desta farofa é um diferencial para a ceia de Natal simples.

Para servir, posicione o lombo em uma travessa, decore com frutas típicas da época de Natal e coloque a farofa do outro lado. Se você fez o molho, pode regar um pouco por cima da carne ou deixar em uma tigela para que os convidados sirvam-se à vontade.

Leia as últimas notícias do NSC Total Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total e aproveite os descontos do Clube NSC

Colunistas