nsc
dc

Demografia

Censo 2022 terá 7 mil contratações temporárias em SC; veja prazo para edital

Florianópolis terá 567 vagas para levantamento do próximo ano; preparação na Capital foi discutida em reunião nesta quarta

08/12/2021 - 12h22 - Atualizada em: 08/12/2021 - 14h17

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
IBGE divulgou detalhes da preparação do Censo 2022 em Florianópolis em reunião na Capital
IBGE divulgou detalhes da preparação do Censo 2022 em Florianópolis em reunião na Capital
(Foto: )

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta quarta-feira (8) detalhes do planejamento do Censo 2022 em Florianópolis. Os detalhes foram divulgados em uma reunião na Câmara de Vereadores, no Centro da Capital. Os encontros ocorrem na chamada Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repac), que ocorrem também em outros municípios.

Catarinense vai gastar menos no Natal por conta de inflação e queda na renda, diz pesquisa

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Em Florianópolis, o levantamento vai mobilizar 508 recenseadores e 57 agentes, que supervisionam os trabalhos. Em todo o Estado, 7 mil pessoas serão contratadas temporariamente para atuar no Censo.

Os profissionais serão contratados por um processo seletivo que ainda não teve o edital lançado. Não há previsão, mas a expectativa do IBGE é de que a seleção possa ser aberta entre dezembro e janeiro.

Em Blumenau, o Censo deve contratar 350 pessoas para a aplicação dos questionários (312 recenseadores e mais 38 agentes). Já em Joinville, está prevista a abertura de vagas para 613 profissionais, sendo 542 recenseadores e 71 agentes. As duas cidades já tiveram as primeiras reuniões de preparação do IBGE.

Aumento populacional na Capital

Embora o levantamento ocorra apenas no próximo ano, alguns indicadores já sinalizam o possível aumento populacional em Florianópolis. Um deles é o do chamado setor censitário - porção territorial de 300 a 400 domicílios. Em 2010, a Capital tinha 651 setores, e atualmente já são 927 setores censitários.

Florianópolis tem 27 localidades nas áreas chamadas de aglomerados subnormais – áreas com ocupação irregular de terrenos para moradia em área urbana. A cidade também tem uma área quilombola, no Rio Vermelho, que terá uma logística diferente para o levantamento de dados do Censo.

Pesquisa ocorre entre junho e agosto de 2022

IBGE divulgou detalhes de como será aplicado o Censo 2022 em Florianópolis
IBGE divulgou detalhes de como será aplicado o Censo 2022 em Florianópolis
(Foto: )

O Censo estava previsto para 2020, mas por conta da pandemia de Covid-19 será feito em 2022. O levantamento de informações vai ocorrer por três meses, de 1º de junho a 31 de agosto.

Antes disso, os 567 trabalhadores que vão atuar no levantamento de dados vão passar por treinamentos. Agentes serão capacitados de 5 a 15 de abril e recenseadores, de 16 a 20 de maio. A disponibilidade de locais para os treinamentos e também para os postos de coleta foi um pedido feito pelo IBGE aos órgãos e entidades que participaram da reunião desta quarta.

A capital terá oito postos de coleta, que vão concentrar as atividades dos recenseadores ao longo do levantamento.

No Censo de 2010, Florianópolis tinha 421.240 habitantes. A estimativa populacional mais recente do IBGE aponta que a Capital já tem 516.524 moradores, número que será apurado com mais exatidão no levantamento censitário do próximo ano.

O que dizem os questionários do Censo

O questionário básico do Censo 2022 tem 26 questões sobre características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parte dos moradores é selecionada para responder ao questionário de amostra, que tem 77 questões. Essa versão ampliada investiga ainda outros detalhes como identificação étnico-racial, estado civil, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo (uma das novidades no questionário do próximo ano).

No total, serão visitados cerca de 78 milhões de domicílios particulares do país. O questionário da amostra será aplicado em 11% desse número – cerca de 8,5 milhões de domicílios.

Números do Censo 2022 em Florianópolis

508 recenseadores

4 Agentes Censitários Administrativo e de Informática (ACAI)

8 Agentes Censitários Municipais (ACM)

45 Agentes Censitários de Supervisão (ACS)

2 cooordenadores censitários de subárea (CCS)

8 postos de coleta, nas regiões do Continente, Centro (2), Itacorubi, Leste, Sul e Norte da Ilha (2)

27 localidades de aglomerados subnormais

1 área quilombola

Leia também

SC registrou em 2020 o maior número de mortes em um só ano na história, diz IBGE

SC define regras para dose de reforço da Janssen contra Covid; veja

Transporte marítimo avança na Grande Florianópolis

Colunistas