Prevista inicialmente para ocorrer às 16h, a coletiva do prefeito Cezar Schirmer (PMDB) começou às 16h35min, no prédio da SUCV. Em um evento tumultuado, o chefe do Executivo municipal fez um pronunciamento que durou cerca de 13 minutos.
Continua depois da publicidade
No texto, o peemedebista destacou o decreto da prefeitura que determina, a partir desta terça-feira, o cancelamento de eventos esportivos, festivos e políticos pelo período de 30 dias na cidade. Com isso, Schirmer também anunciou que está suspensa a realização do Carnaval fora de época.
Pouco depois das 16h45min, ao terminar de ler o seu pronunciamento, Schirmer deixou a sala onde, inicialmente, ele deveria responder aos questionamentos da imprensa. A tarefa ficou ao secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica.
Antes de dar fim à coletiva, Schirmer enfatizou que a prefeitura tem colaborado para as investigações da Polícia Civil (PC). Ele disse que toda documentação requerida pela polícia foi entregue. O prefeito também destacou que entre os materiais encaminhados à polícia estão cópias da lei municipal de prevenção de incêndio e da criação do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), que conta com recursos da prefeitura para a manutenção das atividades dos bombeiros na cidade.
Continua depois da publicidade
Os cerca de 40 jornalistas e radialistas que estavam no local escuataram rápidas explicações do secretário Giovani Manica. Ele contou que o alvará da boate Kiss estava em dia e que o prazo para a próxima vistoria deveria ocorrer em abril. Sobre a função do Corpo de Bombeiros, Manica disse que cabe à corporação estar atenta ao plano de incêndio e trabalhar na prevenção. Nos minutos em que falou, Manica diz que a prefeitura não descarta a abertura de uma sindicância interna para apurar eventuais responsáveis.
Prioridade foi atendimento à população, disse Schirmer
O prefeito Cezar Schirmer afirmou que a prefeitura priorizou o atendimento às famílias e não se eximiu de suas responsabilidades.
– Não há quem não tenha sido atingido por esta tragédia. O esforço que fizemos foi priorizar e agilizar o atendimento aos familiares e às vítimas. Trabalhamos em consonância com os governos federal e estadual. Agradecemos a mais magnífica manifestação de solidariedade em Santa Maria de pessoas de todas as partes. Essa tragédia não é só em nossa cidade – falou o peemedebista.
Continua depois da publicidade
Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio
Alvará de Localização
Boletim de Vistoria de Localização de Estabelecimento e Atividades
Em gráfico, entenda a sequência de eventos que originou o fogo
Veja também
Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia
Veja como foi o velório das vítimas
Nove pontos que devem permear as investigações sobre incêndio
O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.
Sem conseguir sair do estabelecimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.
A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil.
Continua depois da publicidade
Veja onde aconteceu
A boate
Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes – além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.
Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio
A festa
Chamada de “Agromerados”, a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas “Gurizadas Fandangueira”, “Pimenta e seus Comparsas”, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.
Continua depois da publicidade