A nova “era Guto Ferreira” na Chapecoense se inicia neste domingo, às 16h, na Arena Condá, diante do Corinthians. É com um técnico que conhece bem a “aldeia” que o time catarinense tenta reagir no Campeonato Brasileiro, onde não venceu nos últimos seis jogos, para sair da zona de rebaixamento.

Continua depois da publicidade

Em sua primeira passagem em 2015, substituindo Vinícius Eutrópio, Guto manteve o time na Série A. Agora, ele tenta o mesmo após a saída de Gilson Kleina, demitido na última segunda-feira, juntamente com o diretor-executivo Rui Costa.

Guto Ferreira chegou na terça-feira à noite e teve pouco tempo para trabalhar. Nos primeiros treinamentos, porém, o treinador já mostrou que pretende implantar novamente o esquema com três atacantes, sendo dois bem abertos pelos lados, atuando com velocidade.

Com isso, Victor Andrade, formado na base do Santos e que estava em Portugal, fará sua estreia como titular. No outro lado, Osman fica com a vaga. As outras mudanças são as entradas do volante Orzusa no lugar de Elicarlos e do atacante Leandro Pereira no lugar de Wellington Paulista. Ambas foram motivas por lesão dos titulares.

– As cadeiras estão abertas. A gente está procurando, logicamente sem perder a identidade de time que foi, não começar do zero, achar o melhor modelo, para que possa ter algum tipo de mudança sem perder sua essência – explicou o treinador em entrevista coletiva na sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O novo comandante ainda pediu paciência ao torcedor, pois o time passa por uma reformulação e precisa de tempo para implantar sua metodologia de trabalho. Nesse primeiro confronto, Guto afirmou que o trabalho se concentra mais fora do que dentro de campo.

– Nesse primeiro momento tem que estar mexendo com o mental dos jogadores até porque informação não se assimila num estalar de dedos. É preciso de tempo para treinar e buscar a forma que você busca, passar confiança, melhorar aqui e ali, achar melhor encaixe. Isso é de suma importância e pode fazer a diferença – disse Guto.

Questionado sobre os dois confrontos seguidos contra o Corinthians – na quarta-feira os times duelam pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil –, o treinador disse que o foco é total na Série A, onde o time precisa de um resultado positivo. A disputa do mata-mata fica para depois.

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE

Jandrei; Eduardo, Rafael Thyere, Douglas e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Orzusa e Yann Rolim; Victor Andrade, Leandro Pereira e Osman. Técnico: Guto Ferreira.

Continua depois da publicidade

CORINTHIANS

Cássio; Mantuan, Marllon, Léo Santos e Carlos; Gabriel, Marquinhos Gabriel, Angelo Araos e Mateus Vital; Emerson Sheik e Roger. Técnico: Osmar Loss.

ARBITRAGEM: Grazianni Maciel Rocha, auxiliado por João Luiz Coelho de Albuquerque e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (trio do RJ).

DATA E HORA: domingo, às 16h.

LOCAL: Arena Condá, em Chapecó.

Leia mais notícias sobre a Chapecoense no DC

Destaques do NSC Total