nsc

publicidade

Festa em outubro

Chope de vinho: saiba como é feita a bebida e onde encontrá-la na Oktoberfest 2019

Mistura entre cerveja, vinho e açúcar agrada paladares com sabor adocicado, destaca sommelier de Blumenau

03/09/2019 - 19h55

Compartilhe

Por Redação NSC
chope de vinho
Bebida alcoólica mista foi criada na região do Vale do Itajaí e é sucesso na Oktoberfest
(Foto: )

Criado no Vale do Itajaí, o popular chope de vinho é uma das opções já tradicionais da Oktoberfest, que neste ano ocorre entre os dias 9 e 27 de outubro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.

Com sabor adocicado e teor alcoólico em geral maior do que os chopes clássicos, a bebida vem agradando paladares e sendo inclusive levada a outras partes do país. Mas, afinal, ela pode mesmo ser chamada de chope? O sommelier e jurado de concursos de cerveja Douglas Merlo, de Blumenau, tira essa e outras dúvidas.

Oficialmente, Douglas explica que não é correto chamá-la nem de cerveja, nem de chope. Trata-se de uma bebida alcoólica mista, já que é resultado de uma mistura entre cerveja, vinho e açúcar, esclarece o sommelier. Mas, definições à parte, na hora de pedir vale o jargão popular.

As pessoas chamam de chope de vinho e é assim que vão pedir durante a festa — resume Douglas.

O sommelier destaca que, por ser composta por cerveja pilsen, vinho e açúcar, a bebida é doce e muito calórica, mas considera que é justamente este o elemento que a torna tão popular.

— Por ser uma bebida doce, ela não conta com o amargor típico da cerveja. O sabor adocicado é a receita de seu sucesso. É uma bebida fácil de beber — comenta.

Servida há mais de 10 anos na Oktoberfest, a mistura que deu origem ao chope de vinho é natural do Vale do Itajaí, mas também já é vendida em garrafas e latas em outros estados brasileiros.

Para quem pretende experimentar pela primeira vez, vale a ressalva.

— A gradação alcoólica é um pouco maior que a de uma cerveja pilsen, que tem entre 4,5% e 5% de teor alcoólico, a depender de cada cervejaria — diz o sommelier.

Onde encontrar o chope de vinho na Oktoberfest

O popular chope de vinho pode ser encontrado em pelo menos três das cervejarias artesanais presentes na Oktoberfest 2019: Bierland, Das Bier e Wunderbier.

O cardápio com os preços da edição de 2019 ainda não foi divulgado, mas, no ano passado, a bebida era vendida pelo valor de R$ 11.

Leia mais notícias sobre a Oktoberfest 2019

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade