nsc
    dc

    Melhorou

    Chuva chega a 200 milímetros no mês e suspende transporte de água em municípios do Oeste de SC

    Em Concórdia, município e agroindústria encerraram o transporte de água

    28/10/2019 - 18h27 - Atualizada em: 28/10/2019 - 18h55

    Compartilhe

    Darci
    Por Darci Debona
    Chuva em Chapecó
    Chuva normaliza em outubro depois de quatro meses de estiagem no Oeste
    (Foto: )

    O volume de chuva em outubro já é o maior dos últimos cinco meses no Oeste de Santa Catarina, o que levou prefeituras de cidades da região e empresas a suspenderem o transporte de água. Em Concórdia o volume já atingiu 202 milímetros, segundo dados da Embrapa Suínos e Aves.

    Para se ter uma ideia do que isso representa para o Oeste, nos últimos quatro meses havia chovido apenas 215 milímetros - 33 em junho, 94 em julho, 48 em setembro e 40 em agosto. A última vez que havia chovido mais de 200 milímetros foi em maio, com 277.

    Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Gilberto Chaves, com a recuperação nos volumes de chuva tanto a prefeitura, que transportava água desde o dia 26 de agosto, quanto a BRF, que buscava água no lago de Itá com 35 caminhões desde o dia 12 de setembro, suspenderam o transporte desde a semana passada.

    Dos rios monitorados pela Epagri, apenas o Rio Chapecó continua em alerta na região. Em São Domingos, onde a prefeitura chegou a transportar mais de 100 mil litros de água por dia, para 21 propriedades, restam seis sendo abastecidas com apenas sete mil litros, sendo cinco mil para o gado leiteiro em duas propriedades e quatro casas que recebem dois mil litros por dia para consumo humano.

    De acordo com o secretário de Agricultura, Aldocir Anghinoni, a situação nas lavouras normalizou.

    — Para a lavoura está tranquilo, choveu em média 50 milímetros ontem [domingo] e hoje [segunda-feira] — disse o secretário.

    Leia também

    Mancha de óleo que atinge praias do Nordeste pode chegar a Santa Catarina?

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas