nsc

publicidade

Previsão do tempo

Chuva retorna a SC em setembro, mas volume será abaixo da média no trimestre

Previsão também aponta temperaturas predominantemente altas e temporais para os próximos três meses no Estado

30/08/2019 - 13h09 - Atualizada em: 30/08/2019 - 16h11

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Chuva retorna a SC em setembro, mas volume será abaixo da média no trimestre
Após período de estiagem, previsão é que chuva chegue ao Estado já neste fim de semana

Os dias chuvosos que tem feito falta a Santa Catarina nos últimos meses devem retornar ao Estado em setembro. Após um período de estiagem, a previsão é de que os volumes previstos para as próximas semanas ajudem a recuperar a falta de chuva registrada desde o mês de junho.

— A primeira quinzena deve apresentar volumes elevados de chuva, começando já por este domingo (1º) — afirma o meteorologista Leandro Puchalski. Apesar da melhora no cenário de estiagem, os próximos três meses ainda devem ser de chuva abaixo da média no Estado, de acordo com ele.

O mês que se aproxima também deve ser marcado pelo retorno dos temporais, conforme previsão climática trimestral divulgada pela Epagri/Ciram. Com a chegada da Primavera no dia 23, estão previstos granizo e rajadas de vento.

Entretanto, diferentemente do que é visto no verão, quando os temporais ocorrem geralmente no fim do dia, essas trovoadas devem acontecer a qualquer hora, segundo Puchalski.

— Podem começar durante a noite, com temporais logo pela manhã. Mas é algo que varia, pode ocorrer durante o dia também — conta.

Dias mais quentes no Estado

Com o fim do inverno e a chegada da primavera, a tendência é de que as temperaturas se elevem, condição normal para esta época do ano. Entre setembro e novembro, estão previstos dias mais quentes, podendo ultrapassar a temperatura média do período em alguns momentos.

Conforme boletim da Epagri, nas duas primeiras semanas de setembro ainda pode haver massas de ar frio de curta duração, podendo resultar em geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul do Estado.

As baixas temperaturas diminuirão gradativamente com o início da Primavera, que trará dias mais quentes. No entanto, apesar da previsão para o trimestre ser predominantemente de dias mais quentes, Puchalski ressalta que o mês de outubro ainda poderá ter um dia ou outro mais frio.

O meteorologista ressalta que a previsão é referente aos próximos três meses de maneira geral e, por isso, as condições previstas podem se concentrar mais em alguns períodos ou meses do trimestre.

Confira o volume de chuva previsto para Santa Catarina conforme boletim divulgado pela Epagri/Ciram

• Setembro

Litoral: 110 a 130 milímetros

Planalto Norte e Sul: 130 a 170 milímetros

Oeste e Meio-Oeste: 150 a 210 milímetros

Outubro

Oeste e Meio-Oeste: 210 a 280 milímetros

Planalto Norte e Sul ao Litoral catarinense: 140 a 180 milímetros

Novembro

Média para todo o Estado: 130 a 180 milímetros

Acompanhe a coluna do Puchalski para conferir a previsão diária do tempo em Santa Catarina

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade