nsc
dc

Alívio

Chuvas de outubro normalizam abastecimento de água na Grande Florianópolis

Segundo a Casan, durante o mês choveu 120mm na Bacia do Rio Pilões, o que normaliza o manancial 

28/10/2019 - 13h28 - Atualizada em: 28/10/2019 - 15h17

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
rio Pilões
Estiagem na Bacia do Rio Pilões persistiu por quatro meses e foi considerada a pior da história
(Foto: )

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan) informou nesta segunda-feira (28) que o abastecimento de água na Grande Florianópolis está, enfim, normalizado.

Conforme a assessoria de imprensa da Casan, em outubro choveu 120mm na Bacia do Rio Pilões, o que normaliza o manancial e o abastecimento na região da Grande Florianópolis. As chuvas no litoral em outubro costumam variar entre 140 e 180mm.

No entanto, ainda assim, a companhia mantém a orientação para que a população continue usando a água de modo consciente e evite o desperdício.

A região da Grande Florianópolis enfrentou uma severa estiagem nos últimos quatro meses, o que comprometeu a capacidade do Rio Pilões, responsável pela captação de 70% do abastecimento, e provocou falta de água em diversas localidades.

Há duas semanas, o rio chegou a registrar o volume mais baixo desde 1945. No começo do mês, a Casan afirmou que o cenário podia ser classificado como a maior estiagem da história da companhia.

Outras regiões

Até o início da tarde desta segunda (28), a Epagri/Ciram ainda não havia publicado o novo boletim sobre os níveis dos rios em Santa Catarina. No último, de sexta (26), 10 cidades permaneciam em situação de alerta ou emergência.

A Defesa Civil também ainda não atualizou a situação. O órgão aguarda informações das cidades sobre as chuvas registradas no fim de semana e espera divulgar novo relatório entre terça e quarta-feira.

Leia também

Estiagem na Grande Florianópolis reacende debate sobre desperdício de água

Moradores de Florianópolis usam baldes para buscar água em ruas sem abastecimento

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas