As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro no último fim de semana deixaram ao menos 12 mortos e duas pessoas desaparecidas até esta segunda-feira (15). O último óbito confirmado é o de um morador do Morro do Chapadão, na Pavuna, na Zona Norte da capital fluminense. Ele foi arrastado pela correnteza e teve o corpo encontrado em São João do Meriti, município vizinho.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

As autoridades locais já haviam confirmado antes três mortes na cidade do Rio de Janeiro, três em Nova Iguaçu, duas em São João do Meriti, duas em Duque de Caxias e uma em Belfort Roxo. As ocorrências envolveram situações de afogamento, soterramento e descarga elétrica.

Já as duas pessoas desaparecidas são uma mulher que teve o carro arrastado pela enxurrada em Belford Roxo e um homem que foi levado pela correnteza também no Morro do Chapadão, no Rio.

Até aqui, quase todos os municípios em que houveram óbitos, com exceção de Duque de Caxias, tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal.

Continua depois da publicidade

Com a medida, as prefeituras poderão, além de realizar compras com dispensa de licitação e mobilizar servidores em resposta ao desastre, obter recursos da União para se restabelecer. No domingo (14), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse que, em contato por telefone, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia colocado verbas federais à disposição da capital fluminense.

As fortes chuvas ainda deixaram cerca de 600 pessoas desalojadas entre a Baixada Fluminense e a Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, entre outros estragos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mau tempo já era esperado. Ao longo desta segunda, houve pancadas isoladas na região.

Veja fotos dos estragos causados pelas chuvas no Rio de Janeiro

Leia mais

Semana em SC terá “combo” de tempestades e calor de 38ºC

Obras para alargar faixa de areia em praia de SC travam por falta de empresas interessadas

Destaques do NSC Total