O ciclone Akará tende a perder intensidade nesta quarta-feira (21), se mantendo em alto mar e próximo do Rio Grande do Sul. Com isso, o mar em Santa Catarina ficará mais calmo, com ondas de 0,5 a 1 metro de altura, e picos de 1 metro e meio, segundo a Epagri/Ciram. O vento também deve soprar com intensidade fraca a moderada, com rajadas de 30 a 40 km/h.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O dia inicia com sol e variação de nuvens do Meio-Oeste ao Litoral e com predomínio de sol no Oeste e Extremo Oeste. Entre a tarde e à noite, a combinação de calor e umidade provoca pancadas de chuva e temporais isolados do Grande Oeste ao Litoral Norte, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná. Nas demais regiões, a chuva será fraca.

As temperaturas mínimas variam entre 7°C e 15°C no Planalto Sul e marcam entre 15°C e 21°C no restante do Estado. As máximas oscilam entre 18°C e 26°C entre os planaltos e variam entre 25°C e 33°C nas demais regiões.

Veja como estavam as ondas nessa terça-feira (20)

Continua depois da publicidade

O Ciclone Akará

A tempestade “Akará” está se deslocando para a região sul, mas deve perder força gradualmente devido à temperatura da água, que se encontra mais baixa em relação à costa do sudeste, onde o sistema se originou.

“Tempestades tropicais como a “Akará” são raras no Brasil, porque precisam de temperaturas mais elevadas no mar para se formarem, e normalmente no Atlântico Sul as temperaturas não são tão altas quanto em outros locais do globo, como a América Central, por exemplo”, explica a Epagri/Ciram.

Conforme a Epagri, na região sul do Brasil é mais comum se observar os ciclones extratropicais, principalmente durante o inverno.

(Vídeo: Lucas Amorelli, DC)

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

“Akará” se transforma em tempestade tropical e se desloca para região sul; veja rota e impactos

Continua depois da publicidade

Ciclone raro se aproxima de SC e Defesa Civil alerta para impactos na costa

FOTOS: Satélites da Nasa mostram imagens da rara tempestade tropical no Sul do Brasil

Destaques do NSC Total