nsc

publicidade

Inclusão

Cinco cidades de SC recebem Festival Paralímpico neste sábado 

Itajaí, Joinville, Lages, Florianópolis e Maravilha estão entre sedes catarinenses em evento nacional em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no domingo

18/09/2019 - 13h44

Compartilhe

Por Redação NSC
Evento em Florianópolis, na UFSC, vai contar com paratletismo, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Evento em Florianópolis, na UFSC, vai contar com paratletismo, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado.
(Foto: )

Cinco cidades de Santa Catarina terão sedes do Festival Paralímpico, evento nacional que será realizado neste sábado. A promoção é alusiva à comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrada no dia seguinte. Itajaí, Joinville, Lages, Florianópolis e Maravilha estão entre as 70 cidades do Brasil, de todos os estados do país e no Distrito Federal, na iniciativa que visa fomentar a experimentação do esporte adaptado a cerca de 15 mil pessoas, sendo 11 mil crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos.

- A proposta do Festival é que os professores aprendam como adaptar as atividades, que eles entendam como é possível levar o esporte paralímpico para as escolas sem os equipamentos oficiais. Os coordenadores dos núcleos montaram o plano de atividades do Festival de acordo com as orientações que nós do departamento de desporto escolar do CPB passamos e depois revisamos e fizemos os acertos necessários - explica Ramon Pereira, coordenador do desporto escolar do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Em Florianópolis, o evento será no Centro de Desportos (CDS) da UFSC. São esperadas cerca de 150 estudantes das unidades de ensino da rede municipal de Florianópolis e também de associações de pessoas com deficiência. A programação, entre 8h30min e 11h30min, oferece três modalidades: paratletismo, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado. A participação é livre e gratuita. O evento contará, ainda, com a colaboração de 50 estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da UFSC.

Em Itajaí o festival será no Sesc. Em Joinville é o Centro de Treinamento Ivo Varella que recebe o evento. Em Lages será na Escola Industrial do município, enquanto que em Maravilha as atividades estão programadas para o Parque de Exposições Carlos Alberto Begrow, conhecido como Tomatão.

Na primeira edição, realizada em 2018, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações do Festival Paralímpico em todo o País, sendo cerca de 7 mil crianças.

Leia mais notícias do esporte em Santa Catarina.

Deixe seu comentário:

publicidade