nsc
dc

Projeto Paradiso

Cineasta catarinense inaugura projeto online de masterclasses sobre cinema

Atividades gratuitas serão realizadas semanalmente; com foco em roteiro, direção e produção de filmes

28/04/2020 - 15h37

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Formada em Cinema pela UFSC, Nina é tutora do Laboratório de Roteiros da Escola Porto Iracema das Artes, de Fortaleza
Formada em Cinema pela UFSC, Nina é tutora do Laboratório de Roteiros da Escola Porto Iracema das Artes, de Fortaleza
(Foto: )

O Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio aos talentos do audiovisual, lança nesta quarta-feira (29) o Paradiso Multiplica: a iniciativa reúne masterclasses e workshops sobre roteiro, direção, produção e distribuição, ministrados por talentos da Rede Paradiso, que compartilham com estudantes e outros profissionais do audiovisual os aprendizados adquiridos em instituições de referência em todo o mundo. As atividades, realizadas em parceria com a Spcine, são online e gratuitas, sempre às quartas-feiras, às 17h, mediante inscrição.

O primeiro ciclo será sobre roteiro, e começa com uma masterclass ministrada pela roteirista e diretora Nina Kopko, nesta quarta-feira (29). Formada em Cinema pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Nina é tutora do Laboratório de Roteiros da Escola Porto Iracema das Artes, de Fortaleza, e foi diretora assistente dos longas A Vida Invisível, de Karim Aïnouz (vencedor da mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes 2019) e de O Silêncio do Céu, de Marco Dutra.

O segundo encontro do ciclo de roteiro será realizado no dia 13 de maio, também às 17h, com a masterclass ministrada por Beatriz Seigner, diretora e roteirista do longa Los Silencios, que estreou na Quinzena dos Realizadores de Cannes em 2018 e venceu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. As inscrições para o encontro serão abertas no dia 2 de maio.

"Uma das premissas do programa de Bolsas do Projeto Paradiso sempre foi a contrapartida de multiplicação: os talentos que foram contemplados pelas bolsas internacionais se comprometem a levar o conhecimento adquirido em instituições de referência em todo o mundo a um público de profissionais aqui no Brasil", diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Instituto Olga Rabinovich, mantenedor do Projeto Paradiso. "No futuro, a ideia é ter também uma versão presencial."

O segundo ciclo do Paradiso Multiplica acontece em julho, tendo como foco a direção. Já o terceiro está previsto para outubro, com foco nas áreas de produção e direção. As mentorias vão atender todas as áreas cobertas pelos três ciclos.

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, o Projeto Paradiso atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.

Colunistas