nsc
an

Portal Jaraguá

Cinthia Raasch: Jaraguá teve 913 casos de violência contra mulheres em 2015

Índice significa mais de duas ocorrências por dia, segundo a Secretaria de Segurança Pública

30/05/2016 - 04h01

Compartilhe

Por Redação NSC

No ano passado, Jaraguá do Sul registrou 913 casos de ameaças contra mulheres. São mais de duas ocorrências por dia. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e abrangem também outros crimes cometidos contra mulheres. Só no segundo semestre, Jaraguá do Sul registrou 426 casos de ameaça, 19 estupros, duas tentativas de homicídio doloso e 181 lesões corporais dolosas - fora os casos que nem chegam às delegacias. Tanto nos episódios de ameaças quanto de agressões, Jaraguá é o 11º município do Estado com mais registros. Já quanto aos registros de estupro, a cidade ocupa situação pior: é o 9º município catarinense com mais casos no semestre.

Sem histórico

Como não há estatísticas de outros anos de violência contra mulheres disponibilizadas pela SSP, só é possível comparar o segundo semestre de 2015 com os primeiros seis meses do ano. Com as informações desse curto período, é possível perceber que houve redução na maioria dos crimes. No primeiro semestre, foram 487 casos de ameaça, 29 estupros e 185 registros de lesão corporal dolosa. Por outro lado, não haviam sido registradas tentativas de homicídio de janeiro a junho, e o número de casos de agressões dentro da própria casa aumentaram, indo de 63% para 72% dos casos.

Revisão do Plano Diretor

A minuta participativa de revisão do Plano Diretor de Jaraguá disponibilizada online continua com participação tímida no site do Instituto Jourdan. Até agora, apenas quatro pontos receberam solicitações de revisão. Entre eles, o que mais reúne comentários foi o parágrafo que dispõe sobre o uso e a ocupação da macrozona rural. Hoje, o texto desestimula a implantação de indústrias na região rural. As contribuições podem ser dadas até o dia 15 de junho.

Oficina participativa

Outra maneira de participar da revisão do instrumento que norteia o desenvolvimento do município é nas oficinas preparatórias. Amanhã, ocorrerá no Parque Municipal de Eventos, às 19 horas, a 10ª reunião do tipo. Os participantes conhecerão as propostas apresentadas nas outras oficinas e poderão contribuir sobre temas como meio ambiente, cultura, mobilidade e acessibilidade, uso e ocupação do solo, habitação e gestão democrática. Toda a comunidade pode participar.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Metas fiscais

O prefeito de Guaramirim, Lauro Fröhlich, apresenta hoje, às 19 horas, em audiência pública na Câmara de Vereadores, a avaliação das metas fiscais do primeiro quadrimestre do ano. Já em Schroeder, o prefeito Osvaldo Jurck apresentará as informações financeiras amanhã, às 16h, na Câmara.

Negociação

Hoje é o último dia do mutirão de negociação online de dívidas de Schroeder. A ação é do Procon com a Secretaria Nacional do Consumidor, Banco Central, Sebrae, Febraban e Serasa para deixar em dia as pendências de consumidores e microempreendedores individuais com o município. Para participar da ação é preciso acessar o site consumidor.gov.br ou limpanomeempresas.com.br - para micro e pequenas empresas.

Colunistas