Localizada na rua Santa Catarina, a Sociedade Vera Cruz, criada em 1954, continua com as portas abertas até hoje com seus bailes às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos. O clube também conta com uma área de piscina, que deve ser aberta ao público a partir de outubro.

Continua depois da publicidade

Osmair José Demathe, presidente da Sociedade Vera Cruz desde 1994 e diretor do Sindicato das Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Santa Catarina (Secraso-SC), diz que, mesmo com as dificuldades enfrentadas, é preciso lutar pela preservação dos clubes.

– É um patrimônio da cidade. O clube não tem dono. Acho que merece ser preservado. Dificilmente vai chegar um momento em que vai acabar. Alguém sempre vai continuar, nunca vai morrer – defende Osmair.

O presidente lembra que o Vera Cruz já serviu como local para treinamento de bombeiros, policiais militares, além de estar aberto para atividades de escolas.

– O clube está inserido na comunidade. É um referência para o bairro – diz Osmair, lembrando que o nome do terminal de ônibus do bairro foi dado em referência ao clube.

Continua depois da publicidade

Entre os momentos marcantes do clube, Osmair lembra do Campeonato Brasileiro Master de Natação, realizado nos anos de 1990. O evento, segundo ele, recebeu atletas de renome. Em termos esportivos, foi um evento marcante, afirma ele.

Osmair também sente saudade dos memoráveis Bailes do Havaí. Foram 17 edições da festa realizada na beira da piscina, que reunia entre quatro mil e cinco mil pessoas.

Hoje, Osmair lamenta que já não possa mais repetir festas como fazia antigamente, em função da chegada de moradores nos arredores do clube. Ele também reclama da falta de incentivo do poder público.

– Antigamente, o poder público era mais compromissado com a cultura, com as tradições. Hoje é um ‘salve-se quem puder’. É muito difícil – lamenta.

Continua depois da publicidade

Confira outras reportagens especiais do AN no seu bairro

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Fale conosco

Você tem sugestões de pautas sobre o seu bairro? Ligue para o (47) 3419-2100 ou envie e-mail para leitor.anoticia@somosnsc.com.br. Durante este ano, o jornal A Notícia publicará cadernos sobre os maiores bairros de Joinville. O próximo será o Jardim Paraíso. Tem alguma sugestão? Participe!

Destaques do NSC Total