nsc
an

Tendências contemporâneas

Com 33 anos de trajetória, Primeiro Ato se apresenta no Festival de Dança de Joinville

Grupo de Minas Gerais traz coreografia com participação da bailarina Erika Rosendo

23/07/2015 - 03h01

Compartilhe

Por Redação NSC
Insthabilidade ganhou prêmio de melhor espetáculo de dança contemporânea de 2014
Insthabilidade ganhou prêmio de melhor espetáculo de dança contemporânea de 2014
(Foto: )

Acompanhe todas as informações na página AN no Festival

Dirigido por Suely Machado, presença garantida nos últimos dez anos de Festival de Dança de Joinville, o grupo mineiro Primeiro Ato se apresenta nesta quinta-feira, às 22 horas, pela Mostra Contemporânea, vitrine do que de melhor está sendo produzido em dança contemporânea no país. É a primeira vez que o espetáculo Insthabilidade, premiado como o melhor de 2014 segundo o Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas, vem ao Sul do país.

Oito bailarinos, entre eles Erika Rosendo, bailarina formada pela Escola Bolshoi, apresentam o trabalho concebido e dirigido coreograficamente por Suely e Alex Dias. Os intérpretes também colaboraram com a criação coreográfica, enriquecendo-a com as próprias experiências.

- O espetáculo se baseia na instabilidade gerada desde o nascimento. O ato de andar por si só já é instável. A gente é que não se dá conta disso no cotidiano - explica a diretora do grupo, que neste ano também completa 33 anos, como o Festival.

A ligação de Suely com o Festival vem de longa data. Além de ter sido jurada de dança contemporânea, ela também foi conselheira artística do evento. Um de seus bailarinos na Primeiro Ato é Pablo Ramon, que já competiu no Festival de Joinville. Para ela, o convite para ser atração da mostra que ajudou a criar é uma honra.

- A Mostra Contemporânea é uma oportunidade do público do Festival assistir a grupos de dança já consolidados - diz.

O QUÊ: Mostra Contemporânea do Festival de Dança.

QUANDO: nesta quinta, às 22h

ONDE: Teatro Juarez Machado, na avenida José Vieira, 315.

QUANTO: ingressos disponíveis a R$ 22, à venda na bilheteria e no www.ticketcenter.com.br.

Guia do Festival de Dança no celular

O Festival de Dança de Joinville é focado na arte do movimento, mas bem que poderia contar também com uma modalidade de corrida: quem chega à cidade entre 22 de julho e 1º de agosto para fazer cursos e oficinas, participar da Mostra Competitiva, dançar no Palco Aberto e ainda assistir a todas as apresentações que puder, precisa de agilidade para dar conta desta programação e não perder a hora.

Pensando nisso, "A Notícia" criou um "guia de bolso" com a programação completa do Festival de Dança e um roteiro para curtir Joinville neste período. Ele é mobile, quer dizer, feito especialmente para abrir no celular ou no tablet. São dicas de lugares para ir para a balada, sentar em um barzinho, fazer uma alimentação saudável, relaxar e, claro, conhecer melhor a Cidade da Dança e suas atrações. Para acessar, basta entrar em an.com.br/annofestival pelo celular.

Colunistas