nsc
an

Guia de Natal

Com coral, orquestra e cantores de ópera na sacada, Harmonia Lyra tem duas noites de espetáculo em Joinville

Elas ocorrem nesta terça e quarta-feira, com plateia formada na rua Quinze de Novembro

07/12/2015 - 13h26 - Atualizada em: 08/12/2015 - 05h25

Compartilhe

Por Redação NSC
Em caso de chuva, apresentações serão no palco da sociedade centenária
Em caso de chuva, apresentações serão no palco da sociedade centenária
(Foto: )

As canções tradicionais de Natal ecoarão pelo centro de Joinville nas noites de terça e de quarta-feira, quando a sacada da Sociedade Harmonia Lyra volta a se transformar em palco para o Natal da Harmonia. É apenas o segundo ano em que isso acontece, apesar dos 157 anos do prédio situado na rua Quinze de Novembro: com as cadeiras no meio da rua, o público poderá assistir ao espetáculo Natal na Sacada ao ar livre, tendo como cenário uma estrutura histórica criada especialmente para que a população pudesse se encontrar em eventos culturais.

O barítono joinvilense Douglas Hahn, a soprano florianopolitana Alicia Bittencourt, o coral infantojuvenil da Escola de Música Arte Maior e a Orquestra de Câmara da Harmonia Lyra estarão na sacada nas duas noites para esta "Noite Feliz" - canção que está no repertório planejado.

Cada apresentação terá entre 60 e 75 minutos, tempo definido após a experiência do ano passado quando, após quase duas horas, o público começou a ficar impaciente. De qualquer forma, nesta edição haverá pelo menos 300 cadeiras para acomodar a plateia, dando mais conforto a quem for assistir ao espetáculo. As peças tradicionais de Natal serão acompanhadas por um sexteto de instrumentistas liderados pelo pianista Matheus Alborghetti, em um projeto piloto para criar uma orquestra de câmara para a Harmonia Lyra em 2016.

- Por enquanto, são músicos convidados: dois violinistas, um violoncelista, um flautista, uma fagotista que também tocará sax e eu ao piano. São peças mais leves e, por isso, os instrumentos precisam se adequar ao estilo e aos cantores - conta Matheus.

Confira a programação completa da Rua do Natal

O repertório contará com obras como Ave Maria, de Schubert; peças operísticas; um intermezzo de Pietro Mascagni; e canções natalinas mais conhecidas.

- Esta é uma forma de envolver a comunidade e mostrar à população que a Harmonia Lyra é de todo mundo - avalia o barítono Douglas Hahn, que também participa da organização do evento.

Segundo ele, o retorno do espetáculo na sacada depois da primeira edição foi uma vontade também da população, que pedia este tipo de evento. A programação da Sociedade Harmonia Lyra, que combina-se à da Rua do Natal, inaugurada na semana passada, ocorre em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e com a Prefeitura de Joinville e a Fundação Cultural.

- Ela faz parte da revigoração da Harmonia e mostra como a música é importante para o ser humano - avalia Douglas.

As apresentações começam às 20 horas nos dois dias. Na quinta-feira, a programação da rua do Natal volta ao horário normal, a partir das 19h30, em um palco na frente da Sociedade Harmonia Lyra. Se chover, o espetáculo ocorrerá no palco principal do prédio.

Agende-se:

O QUÊ: Natal na Sacada.

QUANDO: hoje e amanhã, às 20 horas.

ONDE: rua Quinze de Novembro, em frente à Sociedade Harmonia Lyra. O trecho entre a rua João Colin e a Travessa Mato Grosso estará fechado para o trânsito neste horário.

QUANTO: gratuito.

Confira mais notícias sobre programação de Joinville no Guia + AN

Colunistas