nsc
    nsc

    TOP OF MIND

    Com inovação e tecnologia, UniSociesc manteve o ano letivo e atividades voltadas para a comunidade durante a pandemia

    Além de se adaptar ao novo momento, a instituição de ensino catarinense entendeu que era preciso vivê-lo com acolhimento e solidariedade

    30/11/2020 - 09h26 - Atualizada em: 30/11/2020 - 09h37

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Top of Mind
    (Foto: )

    Vivemos um momento único na história, e não há exagero nessa afirmação. Com a pandemia do novo coronavírus, o mundo precisou se reinventar e, para as instituições de ensino superior, não foi diferente. Com as medidas de distanciamento social, foi necessário agilidade para transformar as salas de aula em ambientes digitais, dar seguimento ao ritmo do ano letivo e, claro, superar o maior de todos os desafios: manter a interação e o calor humano dos encontros presenciais.

    >> Legados da pandemia: Tendências que surgiram em 2020 e que devem pautar o mercado nos próximos anos

    Nesse cenário, as organizações que já tinham ferramentas e estavam preparadas para a transformação digital, aceleraram o processo e saíram na frente. Foi o que aconteceu na UniSociesc, que já havia incrementado seu currículo de ensino com o sistema híbrido e, portanto, já conhecia os benefícios da metodologia que permite o processo de ensino-aprendizagem por meio de recursos digitais.

    Qualificada a operar com aulas 100% online, a UniSociesc reuniu todos os esforços para que seus alunos continuassem o ano letivo, normalmente, em todas as nove unidades da instituição pelo Estado. E assim foi: a UniSociesc migrou suas aulas para a plataforma digital imediatamente no dia seguinte da publicação das portarias governamentais, não sofrendo perda de nenhum dia letivo.

    top of mind
    (Foto: )

    Os estudantes mantiveram suas rotinas de estudos, com aulas sempre ao vivo, nos mesmos horários em que já estudavam, com a mesma turma, e com interação direta com professores e colegas. Para os alunos que não tinham os recursos tecnológicos necessários para acompanhar as aulas, a instituição cedeu equipamentos e internet, para que nenhum deles perdesse o ano.

    Mas, na pandemia foi preciso ir além de simplesmente oferecer as aulas nesse novo formato. A instituição aproveitou que no mundo digital não há barreiras e trouxe para os encontros a participação de grandes profissionais, de todos os cantos do país, tornando-os ainda mais atrativos. Essa também foi uma maneira de motivar os estudantes a continuarem buscando seus sonhos, seguirem estudando e concluírem sua formação.

    E diante de todas essas novidades, que se misturavam ao momento de incertezas, a instituição reforçou o apoio psicológico, oferecendo atendimento individual e humanizado, para ajudar estudantes, e também colaboradores, a lidarem com todos os sentimentos que afloraram nesse novo cenário. Foi criado também um Comitê de Saúde, com um time de especialistas formado por médicos e enfermeiros, que ficou à disposição de acadêmicos, professores e colaboradores para eventuais dúvidas e esclarecimentos, além de orientações e dicas de cuidado e medidas de biossegurança.

    Esse comitê era acompanhado de perto pelos executivos, que por muitas vezes ligavam para os colaboradores para acompanhamento e suporte.

    Proximidade no online

    E nesse novo cenário, com todos os encontros, sejam reuniões, apresentações ou eventos sendo realizados digitalmente, as formaturas também passaram a acontecer virtualmente. Para que esse momento, que é um marco na vida do acadêmico e que representa sua grande conquista, fosse o mais caloroso e acolhedor possível, mais uma vez a instituição estudou a melhor maneira de realizá-lo.

    Com a intenção de preservar a emoção do momento e toda a magia que envolve essa ocasião para alunos, professores, pais, familiares, amigos e a própria instituição, foi criado um modelo híbrido para a cerimônia, com parte dos participantes presenciais e outros online, assistindo a tudo por videoconferência.

    Buscando transformar esse distanciamento em oportunidade, o modelo híbrido possibilitou a participação de convidados de honra, como Luiza Trajano, empresária brasileira que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza, e o jornalista, filósofo e professor Clóvis de Barros, assim como muitos outros nomes importantes para os estudantes. Eles trouxeram um olhar de incentivo e encorajamento aos recém-formados, reforçando que, agora, enquanto profissionais formados, eles precisavam ter propósito em tudo que fizessem, impactando o mundo positivamente e sendo, de fato, agentes transformadores da sociedade.

    Medidas de aproximação

    Diante de todas as medidas de distanciamento social, que deixaram os corredores e as salas vazias, a instituição percebeu que era preciso buscar caminhos para ficar mais próxima de toda a comunidades acadêmica. Pensando nisso, desenvolveu algumas ações focadas no bem-estar dos estudantes e colaboradores.

    Umas das iniciativas, chamada Manual do Bem das Aulas Online, foi realizada nas redes sociais e incentivou os estudantes a abrirem suas câmeras, interagirem mais com professores e colegas, mostrarem suas famílias, seus pets e de onde estavam assistindo as aulas. O objetivo era fazer do ambiente de aprendizado digital mais acolhedor e humanizado. A ação foi um sucesso e a troca entre acadêmicos e professores foi ainda mais rica.

    Cuidar do corpo e da mente nesse período também tem sido fundamental. Nessa linha, a instituição desenvolveu uma agenda com atividades para promover o bem-estar e a qualidade de vida. Aulas de Yoga e Aikido, e o Projeto Sunrise, que foca no desenvolvimento de habilidades que contribuem para lidar de maneira mais positiva com as questões da vida, têm encontros semanais online, gratuitos e abertos também para a comunidades. Alternativas que ajudam a viver esse momento de forma mais saudável e tranquila.

    E para quem acabou tendo que enfrentar dificuldades financeiras, a instituição também ofereceu um auxílio. Os estudantes, ou seus responsáveis, que perderam o emprego, por exemplo, puderam contar com algumas soluções, como seguro educacional e financiamento, para que nenhum acadêmico precisasse interromper seus estudos e o sonho de se formar.

    Atividades além das aulas

    Diante de um cenáio que pedia solidariedade e engajamento e alinhada ao seu propósito de transformar vidas e toda a sociedade por meio da educação, a UniSociesc liderou diversas ações e iniciativas voltadas para a comunidade.

    Na área da saúde, por exemplo, professores e estudantes da instituição atuaram ativamente no centro de triagem ao Covid-19, um local montado na cidade de Joinville para apoiar e desafogar o sistema de saúde da cidade, oferecendo atendimento 24 horas. Estudantes e professores prestaram atendimento na linha de frente do combate ao novo coronavírus, recebendo a população que apresentava os sintomas e orientando-a de como proceder nos cuidados.

    top of mind
    (Foto: )

    Outra ação, que também merece destaque, a instituição valorizou os profissionais do setor. Nessa iniciativa, a UniSociesc, em parceria com a NSC Comunicação, convidou as pessoas para enaltecer esses profissionais que transformam vidas por meio do conhecimento. Assim, com a ajuda das redes sociais, o público postou imagens com a #OBRIGADAPROFESSOR. Posteriormente, essas homenagens foram projetadas nas ruas de diversas cidades do Estado. Uma linda maneira de parabenizar e fortalecer esses profissionais, que foram desafiados pela pandemia, mas que continuaram firmes em sua missão.

    E no mesmo formato da homenagem aos professores, todos os catarinenses também receberam mensagens de incentivo para que continuassem firmes e acreditando que, unidos, vamos fazer Santa Catarina superar esse momento difícil. As postagens com a #JUNTOSPORSC percorreram o estado, sendo projetadas em diversas localidades.

    Com essa ideia de que juntos crescemos, construímos e aprendemos, a UniSociesc acredita que o caminho é unir a força de todos os catarinenses para que possamos enfrentar essa situação e seguir em frente, com a certeza de que, em breve, tudo ficará bem.

    Confira o que outras marcas Top Of Mind fizeram para se manter protagonista em um ano de desafios

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas