nsc
    hora_de_sc

    Pandemia

    Com ponto facultativo suspenso no carnaval, Prefeitura de Florianópolis mantém serviços essenciais

    Decisão foi tomada em respeito às medidas de segurança sanitária e para manter as atividades comerciais

    15/02/2021 - 13h47 - Atualizada em: 15/02/2021 - 13h51

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Carnaval 2021
    Decisão foi tomada em respeito às medidas de segurança sanitária e para manter as atividades comerciais
    (Foto: )

    Seguindo a agenda de combate à Covid-19, a Prefeitura de Florianópolis decretou o cancelamento do ponto facultativo para o Carnaval 2021. Com a determinação do funcionamento normal dos órgãos públicos, a medida visa coibir ocasiões que resultam em aglomerações, como as festividades dessa época, o que poderia aumentar o índice de transmissão da doença e sobrecarga nos serviços de saúde. A medida também favorece a normalidade do transporte coletivo, os serviços de vacinação e outros atendimentos relacionados à pandemia, além de manter a economia girando, com as atividades normais do comércio e da prestação de serviços.

    Pacto por Floripa

    Em dezembro do último ano, a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF) e os diretores dos principais blocos de rua da capital já haviam assinado um termo de cancelamento do desfile oficial das escolas de samba e das festas públicas. Essa decisão foi tomada com a adesão ao Pacto por Floripa, um programa de retomada das atividades e da economia pós-pandemia.

    – A Prefeitura entende a importância sociocultural do trabalho dos blocos e escolas de samba de Florianópolis, mas este momento exige cuidados redobrados e não permite nenhum tipo de evento público com segurança – diz o prefeito da capital, Gean Loureiro.

    Suporte às comunidades

    Para minimizar os impactos negativos que um ano sem Carnaval pode causar nas comunidades, a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer vai trabalhar – ao longo de 2021 – no fortalecimento de ações e projetos sociais e educativos realizados pelas agremiações ou no entorno delas. A ideia é realizar eventos que ajudem a arrecadar recursos para os desfiles de 2022, além de consolidar o papel cultural, educativo e social das escolas de samba.

    Cuidados redobrados durante este período

    São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre são alguns exemplos de outras capitais que a exemplo de Florianópolis, cancelaram o ponto facultativo durante o Carnaval deste ano. Como não podia deixar de ser, a manutenção dos cuidados de combate à Covid-19 e a continuidade dos atendimentos a pessoas contaminadas, casos suspeitos e vacinação são as razões para essa decisão. Com isso, espera-se que seja reduzida a circulação de turistas nos estados e, consequentemente, diminuir a propagação do vírus.

    A orientação orienta que a população mantenha os cuidados, evitando aglomerações, usando máscara individual corretamente (lembrando que as máscaras somente são efetivas se cobrirem totalmente o nariz e a boca) e lavando constantemente as mãos ou higienizando-as com álcool gel 70% antes.

    A permanência nas praias, praças e lugares públicos está autorizada, mas o prefeito alerta para a importância do trabalho conjunto entre população e órgãos públicos. A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária de Florianópolis devem intensificar as fiscalizações durante o período, para garantir distanciamento entre as pessoas e o cumprimento das medidas de prevenção.

    – Estamos trabalhando para reforçar a fiscalização, evitando aglomerações, e para manter o funcionamento de todos os serviços disponíveis à população, porém é fundamental que cada pessoa faça a sua parte, evitando permanecer em locais cheios e, principalmente, não promovendo nem frequentando festas – afirma Gean Loureiro.

    A população pode ajudar na fiscalização, denunciando aglomerações ou outras atividades em descumprimento às medidas. Basta clicar na aba “Denúncias Vigilância Sanitária” no site do covidometro.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas