nsc
nsc

Culinária

Comer nhoque no dia 29 traz sorte, segundo tradição italiana. Confira receitas para fazer em casa

De acordo com a lenda, é preciso saborear a comida com uma nota de dinheiro sob o prato e mentalizar um pedido especial

29/08/2014 - 03h07 - Atualizada em: 29/02/2020 - 11h19

Compartilhe

Por Redação NSC
Confira receitas para fazer em casa
Confira receitas para fazer em casa
(Foto: )

Conta a lenda que, para se ter sorte, é preciso comer um prato de nhoque no dia 29 sem esquecer de colocar uma nota de dinheiro debaixo do prato e mentalizar um pedido especial: "estou comendo este nhoque para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso". O mais importante é fazer o pedido enquanto saboreia os sete primeiros nhoques e que o dinheiro fique guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura desejada.

A lenda conta que num certo dia 29 São Pantaleão, vestido de andarilho, perambulava faminto por um vilarejo da Itália. De casa em casa, pedia comida e ninguém o atendia. Apenas uma família, que tinha pouca comida em casa, ajudou o pobre homem. Deram sete massinhas de nhoque para o andarilho e desta forma todos conseguiram se alimentar. São Pantaleão comeu, agradeceu e desejou sorte à família, antes de partir. Quando foram recolher os pratos descobriam que havia moedas embaixo de cada prato.

História ou não, sempre vale a pena dar uma ajudinha pra a sorte, por isso a tradição italiana é tão comum aqui no Brasil. Separamos uma receita tradicional de nhoque e fácil de fazer pra você garantir uma mesa saborosa neste dia 29 e muita fartura no mês seguinte.

Nhoque da Sorte

Ingredientes

- 500 gramas de batata cozida

- 1 xícara de farinha de trigo

- 1 ovo

- Meia colher de café de sal

Modo de preparo

Descascar e cozinhar as batatas, de preferência no microondas, pois a água as deixa muito úmidas e o nhoque pode não ter a consistência desejada e ficar duro, já que a massa irá precisar de mais farinha. Para o cozimento, descasque e corte a batata em quatro partes dentro de um saco plástico com furos para o vapor sair, faça furos na batata também, cozinhe de 4 a 5 minutos no microondas se não estiver macia cozinhe por mais tempo. Feito isso, amasse-as ou passe-as em um espremedor.

Para dar o formato, em uma superfície enfarinhada, faça rolinhos com a massa e corte com uma faca ou espátula no tamanho desejado, mais ou menos 2,5 cm. Transfira para uma superfície com bastante farinha, para que não grude um no outro.

Ferva água, acrescente sal e coloque o nhoque para cozinhar. O cozimento é bem rápido, aproximadamente dois minutos ou até as bolinhas subirem.

Acrescente um molho de sua preferência e bom apetite

Fonte: chef Gianni Carboni, responsável pela cozinha do Spoleto

Confira mais três receitas para saborear seu Nhoque da Fortuna:

Nhoque de mandioquinha e ricota ao sugo

Rendimento: 5 porções

Tempo de preparo: 1h30

Ingredientes:

- 8 colher(es) de sopa de óleo

- 1 ½ xícara(s) de farinha de trigo

- 350 porção de mandioquinha

- 500 gr de ricota amassada

- 1 ovo grande

- ½ xícara(s) de queijo parmesão ralado

- Farinha de trigo para polvilhar

- 7 tomates grandes, lavados

- 2 cebolas médias

- 3 dentes de alho

- 3 colher(es) de sopa de sal

- Manjericão fresco a gosto

- Queijo parmesão a gosto para polvilhar

Modo de preparo

Molho

Em uma panela, coloque os tomates, 1 cebola, 2 dentes de alho, o sal e a água para cozinhar por 30 minutos. Retire do fogo, leve para bater e passe pela peneira. Em uma panela leve o óleo de soja, o alho e a cebola para dourar. Junte os tomates batidos, folhas de manjericão e leve para cozinhar em fogo baixo até que encorpe.

Nhoque

Descasque as mandioquinhas e leve para cozinhar em pouca água, com sal e panela tampada.

Esprema as mandioquinhas ainda quentes. Espere amornar, junte a ricota e misture bem. Adicione os demais ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea. Em mesa enfarinha, modele a massa em rolinhos, corte em pequenas porções e leve para cozinhar em água fervente com sal até que subam.

Sirva o nhoque com o molho de tomate, folhas de manjericão fresco e queijo parmesão ralado.

Fonte: Bunge Brasil

Nhoque de Mozzarella de Búfala ao Limão Caipira

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 1h30

Ingredientes:

- 1 kg de batata-baroa

- 100gr de farinha de trigo

- 1 gema

- Sal a gosto

Modo de preparo

Cozinhe a batata com casca, não deixe que fique muito cozida, pode atrapalhar na hora de preparar a massa. Descasque a batata e passe ainda quente em um espremedor, misture a farinha e a gema e ajuste o sal. A massa tem que ficar lisa e não pode grudar na sua mão, se precisar ajuste com mais um pouco de farinha. Faça bolinhas mas não muito pequenas, pois elas serão recheadas. Reserve.

Recheio

400 gramas de mozzarella de búfala 100% pura.

Modo de rechear

Corte a mozzarella em cubinhos e utilize para rechear o nhoque. Abra a massa na palma da mão, coloque o pedaço de mozzarella de búfala, comece a fechar. Preste bem atenção para cobrir todo o queijo e ele não vazar. O chef da uma dica: use mozzarellas com o selo de pureza 100% Búfalo para o recheio, preservando assim o sabor e as características da receita.

Molho

- 2 litros de leite

- 1 cebola pequena

- 1 xícara de farinha de trigo

- 5 colheres de sopa de manteiga

- 1 xícara de chá de parmesão

- Suco e casca de 2 limões caipira

- Sal a gosto

- 1 colher de café de noz-moscada.

Preparo do Molho

Pique bem a cebola e refogue com a manteiga. Adicione a farinha e mexa bem, aos poucos adicione o leite e mexa, para não formar grumos. Coloque o leite aos poucos e deixe ele reduzir, seu molho vai começar a engrossar. Coloque o parmesão e o limão. Por fim, ajuste o sal e a noz-moscada. Se precisar, passe o molho pela peneira.

Forno

Leve ao forno médio pré aquecido por 20 minutos ou até gratinar

Fonte: chef Gui Bomfim para o Selo de Pureza 100%

Nhoque de Mandioca com cogumelos, tucupi e queijo de cabra

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes para 500 gramas de nhoque:

- 420g de mandioca cozida

- 60g de requeijão tipo catupiry

- 50g de parmesão ralado

- 3 gemas

- 30g de polvilho doce (ou o suficiente para dar liga na massa)

Modo de preparo

Moa a mandioca ainda quente. Numa tigela, coloque mandioca moída, o requeijão, o queijo, as gemas e misture até dar liga na massa, adicionando o polvilho doce gradativamente. Coloque a massa numa manga de confeiteiro com bico redondo e em seguida puxe-a no papel manteiga ou numa assadeira levemente untada. Leve ao forno a 120°C por 14 minutos. Retire do forno e deixe resfriar na temperatura ambiente, em seguida corte a massa em cubos, ou pequenas esferas, do tamanho desejado.

Ingredientes:

- 120g de folhas de mostarda

- 120g de quiabo fatiado

- 160g de cogumelo variados e fatiados

- 120g de tomates sweet grape cortados ao meio

- 120g de queijo de cabra (tipo feta) ralado

- 200g de Tucupi

- 40g de manteiga sem sal

- Azeite a gosto

-Sal e pimenta do reino a gosto

- Coentro a gosto

- 500g de nhoca

Modo de preparo

Numa frigideira, com manteiga, coloque as nhocas para dourar. Uma vez douradas, coloque na frigideira, primeiramente, os quiabos, depois os cogumelos e por fim os tomates, acompanhados de um fio de azeite Andorinha. Rasgue as folhas de mostarda e ponha na frigideira, deixando cozinhar por apenas 30 segundos. Passado esse tempo, adicione o tucupi, mexa, tempere a gosto e tire do fogo.

Montagem

Num prato fundo, coloque metade do queijo como primeira camada, em cima coloque as nhocas com o molho. Para finalizar, use o resto do queijo e os brotos de coentro para realçar e complementar o sabor.

Fonte: chef Victor Oliveira da Azeite Andorinha

Colunistas