nsc
    dc

    Profissão

    Como conseguir um emprego e se manter competitivo no mercado de trabalho em 2021

    Especialista em Recursos Humanos lista sete dicas para quem quer iniciar uma carreira ou está em busca de uma recolocação

    08/03/2021 - 10h48

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    sete dicas para quem quer iniciar uma carreira ou está em busca de uma recolocação
    Como conseguir um emprego? Veja dicas de especialistas
    (Foto: )

    A crise do desemprego no Brasil foi agravada com a pandemia: o país fechou 2020 com 14,1% de desempregados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa mais 14 milhões de brasileiros começaram o ano em busca de uma vaga de trabalho. Somam-se a esse número as pessoas que pretendem se recolocar no mercado – conquistar uma promoção ou mudar de profissão – e temos um cenário de grande concorrência no qual é preciso se destacar.

    Para contribuir com essas pessoas que estão buscando uma vaga de trabalho e, principalmente, uma recolocação no mercado, o professor e coordenador do curso de Recursos Humanos da Unicesumar, Luciano Santana Pereira, listou sete pontos fundamentais sobre esse processo.

    1 - Nunca pare de aprender

    Independentemente da sua área de atuação ou nível em que se encontra na carreira, é preciso estar atento às novas necessidades do mercado e estar preparado para ser o profissional que as empresas desejam. Em alguns casos, a atualização por cursos de curta duração, especializações, pós-graduação ou até mesmo em uma segunda graduação.

    A educação formal agrega valor ao currículo e, de acordo com pesquisa realizada em 2019 pela Fundação Getúlio Vargas, o salário de um funcionário com pós-graduação pode ser até 120% maior que os ganhos de quem não tem.

    A educação a distância é uma excelente alternativa para quem já trabalha e quer se especializar na área ou cursar uma nova graduação. Os cursos de EAD são mais flexíveis – pois as aulas podem ser acessadas em diferentes horários e de qualquer lugar – e, por isso, mais fáceis de serem conciliados com outras atividades.

    Não se esqueça: conhecimento é palavra-chave do sucesso profissional!

    2 - Mantenha o networking ativo

    O mercado de trabalho está em constante transformação, e, para se adequarem às novas dinâmicas sociais que, entre outros aspectos, altera os hábitos de consumo, as empresas precisam mudar também.

    Nesse meio, manter uma rede de contatos atuante e ativa – de preferência com gente de diferentes setores e organizações – é fundamental para quem precisa estar atento às principais demandas do momento, se antecipar às tendências e se preparar para os desafios.

    3 - Avalie os propósitos da empresa

    Normalmente, quem busca mudar de emprego (ou procura uma vaga de primeiro emprego) costuma considerar os propósitos de uma empresa antes de se candidatar à vaga. No entanto, mesmo quem já está empregado deve realizar avaliações periódicas e pontuar a conexão da sua cultura individual, própria, com a da empresa.

    É importante que funcionário e empresa estejam em sintonia e tenham os mesmos valores e propósitos. Pois, se escolher trabalhar em uma companhia cujos valores não correspondem aos seus, há grandes chances de você não se realizar profissionalmente.

    4 - Conheça suas qualidades e transforme seu potencial em oportunidade de negócio

    Identifique e transforme o seu potencial em uma oportunidade de negócio. Mostre para a empresa o quanto você pode agregar aos serviços prestados por ela.

    Analise as suas principais competências. Faça uma autoavaliação e liste todas as suas habilidades e competências, sejam elas práticas, teóricas ou subjetivas, e esteja certo de que pode contribuir, e em quais pontos, com a empresa.

    Explore seus pontos positivos! Isso é importante tanto em entrevistas de emprego quanto em processos internos de promoção.

    5 - Trace uma estratégia para distribuição de currículo

    Currículo não é folheto de ofertas de supermercado para ser distribuído em qualquer lugar. Para evitar desgastes desnecessários e perda de tempo, é necessário agir de forma estratégica. Ou seja: direcione suas buscas, use as redes sociais e, mais uma vez, networking é fundamental, assim como conhecer os propósitos das empresas. Assim, você evita tomar tempo dos recrutadores e ganha fôlego para se dedicar às vagas que realmente importam.

    6 - Esteja bem preparado para o processo seletivo

    Profissionais de Recursos Humanos são capazes de reconhecer as principais características (boas ou ruins) dos candidatos, mesmo que eles não as demonstrem. Desse modo, é importante que você seja sempre verdadeiro durante a entrevista e as demais etapas do processo. Porém, isso não significa agir de maneira improvisada, pelo contrário, os candidatos devem estar bem preparados, conhecer a empresa, e estarem seguros das qualidades de desejam comunicar aos recrutadores.

    A preparação inclui, ainda, vestir-se de forma adequada, usar palavras positivas, evitar falar mal dos empregos anteriores e, sobretudo, demonstrar interesse na empresa em que deseja trabalhar.

    7 - Mantenha-se motivado

    Por fim, é fundamental ter paciência e não desanimar! O tempo de cada pessoa nem sempre anda como o tempo das empresas. O processo para preenchimento de uma vaga nem sempre é simples e direto, muitas vezes é preciso retomar alguns pontos e isso – para quem vive a ansiedade da busca de um emprego – pode parecer descaso.

    Respeite o tempo de cada processo, mas tenha em mente de que pode ser que você receba algumas negativas até encontrar, enfim, a vaga ideal. O importante é continuar tentando e, principalmente, se manter bem motivado e atualizado.

    Referência em EAD no país, a Unicesumar oferece dezenas de cursos de graduação e de pós-graduação, além dos cursos de tecnólogos – de curta duração – para quem deseja se especializar ou iniciar uma nova carreira de sucesso.

    Se você busca qualificação profissional, acesse o site e veja como a Unicesumar pode ajudá-lo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas