A experiência de degustar um bom vinho pode ser mágica, mas o que fazer quando sobra vinho após aberto? Descartar o restante parece um desperdício, mas não se preocupe! Com alguns cuidados simples, você pode conservar o vinho e apreciá-lo em outro momento, preservando suas características e sabores.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Neste guia, você encontrará dicas valiosas para conservar o vinho após aberto, desde a escolha da temperatura ideal até o uso de acessórios específicos. Descubra como evitar a oxidação, principal inimigo do vinho aberto, e prolongar a qualidade da bebida por mais tempo.

Vinho aberto tem que ficar na geladeira?

Sabe como conservar o vinho após aberto? O ideal é mantê-lo na adega, em temperatura ambiente. Nesse caso, a pessoa pode consumir a bebida no mesmo dia ou no dia seguinte.

Continua depois da publicidade

No entanto, caso não tenha adega, você pode conservar o vinho na geladeira, porque a baixa temperatura retarda o processo de oxidação. Nesse caso, a bebida pode permanecer na geladeira por até 2 dias. Não esqueça de tampar a garrafa do vinho para armazenar a bebida.

Como tampar o vinho após aberto?

Para armazenar o vinho na geladeira, é importante tampar a garrafa de maneira adequada. A bebida pode ser tampada com a própria rolha ou com materiais mais resistentes, como borracha e metal. 

Vale destacar que esses dois últimos materiais, inclusive, são mais recomendados porque eles conservam melhor as propriedades da bebida, pois ajudam a reduzir a quantidade de oxigênio presente na garrafa.

Qual a posição correta para guardar o vinho depois de aberto? 

O vinho aberto deve ser guardado na vertical para evitar o contato com o oxigênio e reduzir o processo de oxidação. Dessa maneira, podemos dizer que ao armazenar a bebida na vertical, torna-se possível preservar as propriedades da bebida por mais tempo.

Continua depois da publicidade

Quais são os acessórios que podem conservar o vinho por mais tempo?

Vale destacar ainda que há alguns acessórios que ajudam a retirar o oxigênio da garrafa, contribuindo para preservar o vinho por mais tempo. Desse modo, eles ajudam a conservar o vinho depois de aberto.

Um dos principais acessórios que podem ser utilizados é o vacuvin e ele faz referência a uma bomba a vácuo que retira o oxigênio da garrafa do vinho, reduzindo a oxidação.

Além disso, há a rolha stopper que faz bloqueio na garrafa. Nesse caso, torna-se possível impedir que gases internos entrem em contato com o ambiente, contribuindo também para preservar as propriedades da bebida por mais tempo.

Leia também

Como é feita uma degustação de vinho

Qual a diferença do vinho com rolha e de rosca?

Destaques do NSC Total