publicidade

Especiais Publicitários
Navegue por

HAVAN apresenta

Como economizar na compra de material escolar

Para que o ano não comece com um peso no orçamento, é importante tomar alguns cuidados na hora de ir às compras 

10/01/2019 - 17h00 - Atualizada em: 11/01/2019 - 16h36

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Como economizar na compra de material escolar?
(Foto: )

O início do período letivo já está logo aí. Esse momento pede que as famílias se reorganizem para voltar à rotina com o pé direito, sem estresse e sem prejudicar o descanso dos últimos dias de férias. Mas para que o retorno ocorra tranquilamente, é preciso se organizar e antecipar algumas tarefas inevitáveis, como a compra de material escolar.

No ano passado, a estimativa de gastos dos catarinenses com material escolar foi de, em média, R$ 265,37, com variações de acordo com cada cidade. Na Capital, a média prevista foi de R$ 303,81, segundo pesquisa da Fecomércio SC. Os números de 2019 ainda não foram divulgados, mas o fato é que, para muitas pessoas, o gasto é representativo no orçamento familiar. Para não comprometer as finanças, encontrar boas ofertas e evitar transtornos durante as compras, a Havan separou algumas dicas que podem ajudar a economizar e também a otimizar essa tarefa.

1 - Deixe os filhos em casa

Ir às compras sem levar as crianças pode ser uma boa maneira de evitar gastos desnecessários. Mas, se preferir levá-los juntos, vale conversar antes de sair de casa sobre as escolhas que eles podem fazer. Também é importante explicar que a economia no material escolar pode significar a realização de outro sonho. Assim, as compras podem se tornar um momento de ensinar sobre consciência financeira.

2 - Compre apenas o necessário

Além de aproveitar alguns itens do ano anterior, vale ficar de olho no que é permitido constar na lista de materiais das escolas. As instituições de ensino só podem solicitar aquilo que será de uso pessoal do aluno. Objetos para utilização coletiva, como giz, canetas de lousa e fitas adesivas, estão proibidos por lei.

3 - Libere um item para escolha

É normal que a criança ou adolescente queira escolher itens que tenham seu personagem preferido ou que expressem sua personalidade. Mas permitir que o estudante faça todas as escolhas pode fazer com que a compra pese no bolso. Nesse caso, a dica é permitir a escolha livre de pelo menos um dos itens da lista: pode ser uma caixa de lápis, um caderno, uma mochila. Assim, você agrada sem se comprometer financeiramente.

Caderno Liberdade, Tilibra, 12 matérias
Caderno Liberdade, Tilibra, 12 matérias
(Foto: )

4 - Personalize

Os cadernos, estojos e mochilas lisos, sem muitos detalhes, costumam ser mais baratos. Ao invés de investir muito em um caderno, vale sugerir que a criança personalize um modelo mais simples com adesivos, pinturas ou outros apetrechos que são a cara dela. Além de economizar, você cria um momento lúdico e de exercício da criatividade.

5 - Qualidade importa

Nem sempre comprar o mais barato é o melhor negócio. Se um produto tem baixa qualidade, as chances de ter que comprá-lo novamente e gastar de novo são grandes. Por isso, alguns itens (as tesouras, por exemplo) valem um investimento um pouco maior na qualidade.

6 - Pesquise bem!

Pesquisar preços já é um hábito de quem investe tempo para fazer bons negócios. Mas no caso do material escolar, pesquisar é ainda mais importante, já que a diferença de preços entre lojas pode ser imensa. De acordo com o Procon, um produto de uma mesma marca pode ter variação de até 100% no valor, dependendo do estabelecimento. Já um mesmo tipo de produto, mas de marca diferente, pode variar até 1.000%. Por isso, vale

7 - Procure online

Além do conforto de poder pesquisar preços no sofá de casa, na internet também é mais fácil comparar valores. Tire algumas horas para procurar material escolar em lojas online, mas tome alguns cuidados antes de clicar em “comprar”:

• Verifique se a loja é conhecida no mercado e tem boa reputação

• Fique atento aos prazos de entrega

• Procure boas condições de pagamento e prazos sem juros que caibam no seu bolso

Na Havan você encontra a linha completa de material escolar em 10x sem entrada e sem juros a preços incríveis. Confira aqui as ofertas do site ou encontre a Havan mais perto de você.

Siga as redes sociais da Havan:

instagram.com/havanoficial facebook.com/Havanoficial twitter.com/havanoficial youtube.com/lojashavan

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação