O feriado da Proclamação da República, celebrado neste sábado (15) em todo o Brasil, será marcado por tempo quente, instabilidade e pancadas de chuva mal distribuídas em várias regiões. Se pretende aproveitar o final de semana, é preciso ficar atento as mudanças do clima.
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira (14) e também no sábado, o meteorologista Piter Scheuer explica que o tempo segue firme e quente, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas principalmente na parte Oeste da região Sul do país.
No Centro-norte e Nordeste do Brasil o cenário é parecido, com possibilidade de temporais mal distribuídos provocados pelo aquecimento e alta umidade, enquanto as demais áreas mantém tempo estável.
Mudanças do tempo ao longo do final de semana
A partir de domingo, o Rio Grande do Sul já amanhece com chuva e trovoadas isoladas. Scheuer aponta que alguns temporais podem se formar ainda no início do dia.
No decorrer das horas, a chegada de uma frente fria ao Sul aumenta o risco de chuva forte, descargas elétricas e novos temporais na região.
Continua depois da publicidade
Para os dias seguintes, a MetSul Meteorologia prevê a formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai.
O sistema não deve atingir diretamente o território brasileiro e não terá a mesma força do registrado na última semana, quando Santa Catarina e Paraná tiveram tornados.
Mesmo sem impacto direto, o ciclone provoca uma frente fria que avança pelo Sul entre domingo e segunda-feira (17). Depois, o sistema se desloca pelo Centro-Oeste e Sudeste, com risco de temporais ao longo da semana.
Segundo a MetSul, os Estados que devem receber chuva nos próximos dias são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
Continua depois da publicidade
