nsc

publicidade

Multisaúde

Como identificar os primeiros sintomas da gripe e agir mais rápido contra ela

Saber identificar cedo o início do quadro gripal é essencial para aliviar o desconforto e evitar a transmissão 

19/08/2019 - 11h18 - Atualizada em: 21/08/2019 - 14h36

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Como agir rápido contra a gripe
Como agir rápido contra a gripe
(Foto: )

Você fez tudo que estava ao seu alcance para evitar a gripe: lavou as mãos com cuidado, limpou os brinquedos usados pelas crianças, descansou bastante e bebeu muita água. Além disso, leu artigos sobre os melhores tratamentos, fez refeições leves e saudáveis e tomou a vacina da gripe. Mas, às vezes, mesmo com todas as precauções o vírus consegue ultrapassar as barreiras protetoras do corpo e causar uma infecção.

A boa notícia é que o quanto antes você identificar os sintomas e agir para aliviá-los, mais cedo você se sentirá melhor e menores serão as chances de transmissão para aqueles que você ama e convive diariamente.

Confira a seguir os principais sintomas da gripe, como suavizá-los e melhorar a qualidade de vida durante o quadro infeccioso.

Identifique os primeiros sintomas

Detectar cedo os sintomas da gripe ajuda não só a evitar a transmissão, mas também é essencial para impedir que a doença se agrave rapidamente. Os primeiros indícios da infecção são:

--> fadiga;

--> dor no corpo e calafrios;

--> tosse;

--> irritação na garganta;

--> febre;

--> problemas gastrointestinais.

Entenda a seguir como se manifestam cada um desses sintomas e quais são as melhores formas para aliviar o desconforto.

Cansaço excessivo ou fadiga repentina

Dias mais curtos e frios, que são comuns no inverno, podem provocar cansaço e sonolência. Mas, existe uma grande diferença entre a indisposição causada pela estação do ano e a fadiga extrema. Esta é um dos principais indícios iniciais da gripe e merece atenção.

Caso o cansaço seja extremo e muito repentino, é possível que o corpo esteja no início de um quadro infeccioso pelo influenza. Caso seja uma indisposição moderada, é provável que seja apenas um resfriado comum.

Fadiga extrema é um dos alertas que a gripe está chegando
Fadiga extrema é um dos alertas que a gripe está chegando
(Foto: )

Se a fadiga é forte o suficiente para impedir que você realize atividades corriqueiras, procure um serviço de saúde imediatamente. Lembre-se que a gripe exige descanso, por isso tire uns dias de folga do trabalho e fique na cama. Repousar é uma das melhores ferramentas para fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater o vírus.

Dores e calafrios

É muito comum ver essa dupla de sintomas em quadros gripais. Se você está nas primeiras fases da doença pode até apontar um exercício físico recente ou um dia mais pesado de trabalho como responsáveis pelo desconforto, mas fique atento: dores na cabeça, nas costas e nas pernas podem indicar que a gripe está chegando com força.

Calafrios costumam se manifestar antes de um quadro febril e unidos às dores no corpo podem deixar qualquer pessoa incomodada. Por isso, é recomendado para quem está vivenciando esses sintomas se enrolar em um cobertor quente e confortável, já que aumentar a temperatura corporal é uma forma de reduzir os calafrios e tomar medicamentos eficazes para casos gripais, como o MultiGrip.

Tosse

Tosse persistente pode indicar o início de uma série de doenças, entre elas a gripe. Caso ela seja acompanhada de chiado e aperto no peito é preciso cuidado. Expelir catarro e muco é raro nos estágios iniciais da infecção, mas podem acontecer conforme a gripe progride.

Se você tem complicações respiratórias prévias, como asma e enfisema, procure seu médico para evitar que o quadro se agrave. Se o catarro estiver escuro vá o quanto antes a um serviço de saúde, pois o quadro pode evoluir para uma pneumonia ou bronquite.

Irritação na garganta

Tosse relacionada a gripe pode rapidamente causar uma irritação na garganta. Algumas variações do vírus podem, inclusive, provocar uma inflamação não acompanhada de tosse.

Aspereza na garganta e dificuldade para engolir alimentos e bebidas estão entre os sintomas mais relatados. Se desde os primeiros dias da gripe a dor de garganta é uma constante, é provável que ela piore com o avanço da doença.

Chás sem cafeína, caldo de galinha caseiro, muito líquido e gargarejo de água morna e sal podem amenizar o incômodo do quadro.

Febre

A febre é um sinal de que o corpo está lutando contra alguma infecção. Quando associada a uma gripe ela geralmente é próxima a 38°C ou mais. Apesar de ser um sinal comum do quadro gripal, nem sempre o indivíduo infectado apresenta febre. É comum, também, calafrios - com ou sem febre - no curso da doença.

Problemas gastrointestinais

Os sinais iniciais da gripe podem ser sentidos além da cabeça, peito e garganta. Algumas variações do vírus podem causar diarreia, náusea, dor de estômago e vômitos. Desidratação é uma complicação grave nesses quadros. Por isso, beba muita água, suco de frutas e chás.

Algumas variações do vírus podem causar náusea, dor de estômago, vômitos e diarreia
Algumas variações do vírus podem causar náusea, dor de estômago, vômitos e diarreia
(Foto: )

Sintomas emergenciais

A gripe é uma doença progressiva, o que significa que os sintomas irão piorar antes dos primeiros sinais de recuperação. A resposta do sistema imunológico de cada um é diferente a cada variação do influenza. Por isso, é importante prestar atenção ao estado geral de saúde do corpo para avaliar a severidade da situação.

Se alguns dos sintomas abaixo estiverem presentes durante o quadro gripal, procure ajuda imediatamente:

--> dores no peito;

--> dificuldade para respirar;

--> pele e lábios azulados;

--> desidratação severa;

--> tontura e confusão mental;

--> febre recorrente;

--> agravamento da tosse.

Ação cinco em um contra a gripe

O MultiGrip é um medicamento feito a partir de três ativos que agem no sistema nervoso central promovendo a diminuição da febre e da sensibilidade à dor, bloqueia também a liberação de substâncias que causam reações alérgicas como edema, coriza e rinite. Dessa forma, o MultiGrip promove o alívio dos principais sintomas da gripe.

Ele pode ser encontrado nas principais farmácias da grande Florianópolis:

(Foto: )
(Foto: )

Fonte das informações: Healthline

Conteúdo patrocinado pelo MultiGrip e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content.

Deixe seu comentário:

publicidade