nsc

publicidade

iConsórcios apresenta

Como identificar uma corretora de consórcio confiável?

Siga estas dicas na hora de entrar em um consórcio para evitar problemas no futuro

08/11/2019 - 17h51

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Compre ou invista com segurança
Compre ou invista com segurança
(Foto: )

No Brasil, uma forma de investimento desponta aparentemente imune às incertezas do cenário econômico. Entre janeiro e agosto deste ano, o consórcio imobiliário cresceu 31,44% e alcançou a marca de R$ 30 bilhões em créditos comercializados, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

A popularização dessa modalidade de compra de imóveis atrai ainda mais interessados nas vantagens que ela oferece, como o maior facilidade de adequá-la ao orçamento familiar. No entanto, para aproveitar esse benefícios com segurança, é preciso ter cuidado na hora de contratar a corretora do consórcio.

Sinais de que a corretora de consórcio é confiável

Para melhor entendimento do assunto, a corretora é aquela que comercializa o consórcio e faz relacionamento com o cliente. Ela atua em parceria com a administradora, empresa que realiza o consórcio propriamente dito.

Altemir Baccin, especialista da iConsórcios/Itaú, oferece então uma dica inicial para saber se a corretora é de confiança:

— O primeiro passo é saber há quanto tempo essa empresa é representante oficial da marca administradora. Esse é um passo importante e que também identifica a seriedade da representação, pois quem entra de má-fé no mercado geralmente funciona por um ano e logo fecha as portas — orienta Altemir.

Outra verificação importante ao olhar o site de uma empresa ou conversar diretamente com seus representantes diz respeito à fiscalização. No País, os órgãos fiscalizadores do setor são o Banco Central e a ABAC. Uma corretora com trabalho sério e de qualidade fará questão de mostrar sua adequação a essas entidades.

Mais um dado relevante para descobrir, desta vez com relação à administradora, é a quantidade de cotas já contempladas no consórcio. Afinal, quanto mais clientes satisfeitos, maior a garantia da sua própria satisfação.

Como exemplo, o Itaú Consórcios, do qual a iConsórcios é representante autorizada desde 2010 e principal parceira, contempla mais de duas mil cotas por mês. Esse retrospecto, aliado ao peso de ser uma instituição plenamente conhecida, confere maior segurança na hora de contratar o consórcio.

Cuidado com as promessas mirabolantes

Quando comparado a outras formas de financiar um imóvel, como o financiamento bancário, o consórcio vale ainda mais a pena.

Uma das principais razões para isso é que no consórcio imobiliário não há juros, e sim uma taxa administrativa mais acessível. Como ilustração, a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) indica que a taxa média do consórcio de imóveis permanece na casa dos 0,10% ao mês. Enquanto isso, nos financiamentos bancários os juros ficam em torno de 0,71%.

Agora, a promessa de mais acessibilidade por meio do consórcio não deve ser confundida com quaisquer promessas de uma corretora para fechar o contrato. Altemir Baccin refere-se com isso às condições que estão fora do controle da empresa. Notadamente, uma corretora de confiança não prometerá:

• Contemplação com lance muito abaixo da média;

• Nem contemplação programada por lance fixo.

Caso o representante mencione essas possibilidades, é preciso “acender aquela nossa luz de desconfiança”, nas palavras do especialista.

Compre ou invista com segurança

O Banco Itaú é líder na comercialização de cotas de consórcio imobiliário no Brasil e tem na iConsórcios, desde 2010, sua principal parceira. A corretora atua com especialidade no setor e oferece consultores exclusivos para ajudar em todas as etapas de contratação, segundo a regulamentação do Banco Central e da ABAC. Tudo para você realizar com tranquilidade o sonho de adquirir um imóvel.

Descubra outras vantagens de contar com uma corretora de confiança.

Deixe seu comentário:

publicidade