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Como o gerenciamento do ciclo de vida do produto está revolucionando a indústria da moda

Inteligência artificial e softwares de gestão tornam o processo de produção em moda mais ágil e assertivo

26/11/2019 - 11h42

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Estúdio
Por Estúdio NSC
Como o gerenciamento do ciclo de vida do produto está revolucionando a indústria da moda
(Foto: )

A tecnologia chegou para facilitar a vida nas empresas e organizar a criação de uma maneira mais eficiente. Em muitas áreas, recursos tecnológicos ganham espaço por facilitar rotinas, ampliar o controle de produção, organizar o fluxo de informações até gerenciar o ciclo de vida de um produto.

Softwares automatizados e plataformas online oferecem soluções que prometem deixar no passado as fichas impressas, as anotações e os post-its. Isso porque o acesso facilitado, integrado e colaborativo às informações permitem que os colaboradores visualizem o que importa para eles em tempo real e de qualquer lugar.

Diferentes segmentos são adeptos a essa tecnologia para tornar seus processos mais eficientes. Por isso, o mercado já oferece opções de ferramentas eu se adequam a áreas diferentes. Em Santa Catarina, o segundo maior polo têxtil do Brasil, já existem softwares de gestão pensados para resolver problemas da indústria da moda.

O Colecão.Moda foi idealizado inicialmente, por uma estilista insatisfeita com as ferramentas oferecidas pelo mercado.

— Víamos muitas inovações em tecnologia, mas nunca voltadas para a moda, que é um mercado enorme. O Brasil é o quinto país do mundo quando o assunto é número de confecções — Conta Thiele Biff, CEO e sócia co-fundadora da plataforma online.

O PLM (Product Lifecycle Management ou em português, gerenciamento do ciclo de vida do produto) é um conceito que surgiu nos anos 90 para organizar o fluxo de informações e procedimentos referentes à gestão do processo criativo e de produção nas indústrias. Para tornar essa prática mais eficiente e assertiva, hoje o gerenciamento do ciclo de vida do produto é feito através de softwares automatizados.

As vantagens do PLM para desenvolver produtos

O instituto de pesquisa McKinsey, revela que até 1/3 do tempo de desenvolvimento de um produto é gasto em trabalhos desnecessários ou aguardando decisões ou informações. Além disso, pesquisas do Gartner Group e da Price Waterhouse Coopers demonstram que o PLM permite reduzir de 25% a 60% o tempo de entrada em produção; de 20% a 35% o custo de material durante o desenvolvimento; de 10% a 25% os custos de TI, além da sensível diminuição de erros e aumento da velocidade do processo de desenvolvimento de 30% à 50%.

Idealizado como plataforma colaborativa, o PLM apresenta as sequências de tarefas de maneira ordenada. Assim, facilita a comunicação entre a equipe e torna o processo mais eficaz.

— Com o uso de um software de gerenciamento de ciclo de vida do produto o consumo de papel da empresa é diminuído e as perdas de documentos físicos são resolvidas com o armazenamento em nuvem — acrescenta Thiele.

As principais vantagens do uso de um PLM estão concentradas na evolução da capacidade de organização comunicação e gestão do produto que trazem a empresa benefícios de longo prazo como: maior lucratividade, economia de tempo e assertividade.

Coleção.moda
(Foto: )

Tecnologia de inteligência artificial para a moda

Além do software de PLM virtual, o grande trunfo da Coleção.Moda é o uso de inteligência artificial para facilitar a pesquisa de tendências. Dentro da plataforma, os usuários tem acesso à Donna – “robô” exclusivo, que varre sites específicos para extrair informações como cores e shapes.

Com uma tecnologia específica, essa ferramenta de inteligência artificial é capaz de identificar e compilar padrões rapidamente, trazendo um norte para a pesquisa de tendências. Ao automatizar esse processo, a equipe de estilo ganha mais tempo hábil para se dedicar à criação.

Conquistando o mercado da moda

Os setores criativos como desenvolvimento e estilo estão abandonando os caderninhos que foram seus companheiros de trabalho das últimas décadas. Eles estão deixando de lado hábitos de criação baseados em esforços humanos de memória e organização para iniciar um processo de adaptação com softwares de gestão que armazenam, analisam e automatizam funções básicas.

Com uma maior tecnologia disponível, a indústria da moda está à procura de soluções para os seus problemas cotidianos, como métodos e ferramentas que auxiliem na parte de gestão e análise dos seus produtos. No entanto, a maior parte das empresas ainda não mantém um histórico de suas coleções. Esses dados são de extrema importância a longo prazo pois, com eles em mãos, é possível analisar a eficácia dos processos e melhorar a qualidade com base em evidências claras..

Diferentes tecnologias vêm sendo desenvolvidas com foco no setor, dentre as novas ferramentas com popularidade crescente no na área, destacam-se softwares de PLM, ERP e iniciativas que contam com Inteligência artificial em seus processos.

A plataforma online Colecão.Moda surge como uma opção de inovação tecnológica voltada para atender as necessidades do estilista. Dispondo de ferramentas que automatizam funções do desenvolvimento de produto em seu Fashion PLM, também oferece as indicações da Donna, uma inteligência artificial integrada ao PLM que aponta tendências de cores baseadas nos desfiles das semanas de moda internacionais.

Para conhecer mais sobre como resolver as necessidades industriais da sua empresa, acesse o site da colecao.moda.

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