publicidade

Economia
Navegue por

Emprego

Como ocupar uma das 195 vagas abertas no setor de TI em Blumenau

Levantamento feito por uma startup aponta que dezenas de empresas de tecnologia em Blumenau estão à espera de candidatos

13/08/2019 - 08h20 - Atualizada em: 13/08/2019 - 08h53

Compartilhe

Gabriel
Por Gabriel Lima
Vagas TI Blumenau
Setor de tecnologia da informação segue contratando em Santa Catarina
(Foto: )

Apesar de o perfil do profissional variar de acordo com a empresa e o cargo pretendido, o presidente do Blusoft, Henrique Bilbao, afirma que há três fatores essenciais para os profissionais ingressarem no mercado de TI: conhecer o básico de alguma tecnologia, ser fluente em inglês para estudar novas linguagens e ter força de vontade para aprender mais sobre a área de atuação.

Para Bárbara Vieira, coordenadora de desenvolvimento humano e organizacional de uma empresa de tecnologia com sede em Blumenau, a principal característica do profissional é ser flexível, de forma que goste de atuar com mais de uma linguagem, tenha viés de negócios e seja dinâmico para se adaptar aos projetos. Ser entusiasta em tecnologia, trabalhar bem em equipe e ter experiência também são importantes, tanto que muitas vezes não é necessário ter graduação completa.

Quem busca qualificação gratuita tem em Blumenau, existe a opção do Entra21, programa oferecido pela Blusoft, que forma anualmente cerca de 330 pessoas em diversos cursos de TI. Também há material disponível na internet com baixo custo e que serve como ponto de partida para quem deseja aprender mais sobre tecnologia.

— Tem vários cursos técnicos e profissionalizantes em Blumenau de curta duração que formam o profissional para começar ao menos como estagiário de programação. E essas pessoas não duram seis meses no cargo porque ou são promovidas ou vão embora, já que as empresas logo detectam se o profissional entende de programação ou não — destaca Bilbao.

De acordo com o Mapa de Vagas desenvolvido por uma startup, atualmente em Blumenau há pelo menos 195 vagas abertas em empresas de TI. As áreas de atuação incluem tecnologia, marketing, design, vendas, recursos humanos, projeto, suporte e financeiro.

A dica de Fernando Mamprim, que há dois anos conseguiu uma dessas vagas, é ser sincero. O analista em desenvolvimento de 30 anos afirma que nas entrevistas de emprego é necessário reconhecer as limitações, mas mostrar vontade de aprender e ser autodidata para conhecer novas tecnologias.

— Muitas vezes as pessoas ficam acomodadas e nem mandam currículo. Tem que tentar, mesmo no caso de não ter os requisitos para a vaga, porque muitas vezes a empresa busca aquele perfil de profissional que, se for autodidata, pode aprender rápido o que for exigido — ressalta Mamprim.

Vantagens e desvantagens de contratar profissionais de outros estados

Bárbara Vieira, coordenadora de desenvolvimento humano e organizacional de uma empresa de tecnologia com sede em Blumenau, elenca alguns pontos que considera positivos e negativos para contratação de colaboradores de outros estados.

Vantagens:

- Mais atitude por não querer perder essa oportunidade;

- Experiências novas para agregar à equipe;

- Dinheiro em segundo plano por estar se instalando na cidade.

Desvantagens:

- Tempo de deslocamento pode atrasar as metas de contratação

- Período de transição até a adaptação ao novo local;

- Custos com a mudança para uma nova cidade.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação