publicidade

Cotidiano
Navegue por

Jornalismo

Comprova 2019 apresenta coalização formada por 24 veículos de imprensa

Segunda etapa do projeto vai focar no combate a desinformação sobre políticas públicas na internet 

27/06/2019 - 05h20 - Atualizada em: 27/06/2019 - 05h18

Compartilhe

Por Redação NSC

O projeto Comprova, que voltará a atuar a partir de julho deste ano para combater a desinformação sobre políticas públicas na internet, reunirá ao longo da segunda fase jornalistas de 24 veículos de imprensa de todo o país. No ano passado, o Comprova teve como missão monitorar e desmentir boatos relacionados à eleição presidencial.

Assim como ocorreu na primeira etapa do projeto, a NSC Comunicação é parte integrante da coalizão, que trabalhará de forma colaborativa durante todo o segundo semestre. Além da NSC, participam também a AFP (Agence France-Presse), Band, Band.com.br, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha, Folha de S. Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Jornal Correio da Bahia, Jornal do Commércio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, O Povo, Poder 360, Rádio Bandeirantes, Revista Piauí, SBT e UOL.

Nesta terça-feira (25), em São Paulo, jornalistas dos veículos participantes receberam treinamento para checar a veracidade de informações que circulam na internet e nas redes sociais, seguindo a metodologia da organização não-governamental First Draft, idealizadora do primeiro Comprova.

Claire Wardle, diretora executiva do First Draft, é uma das maiores especialistas do mundo no tema da desinformação. Ela participará do lançamento da segunda fase do projeto, durante o congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que ocorre de 27 a 29 de junho, na Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo.

Além da verificação de fatos, o Comprova também vai promover ações educativas, como a difusão de cursos online sobre o combate à desinformação. A iniciativa tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp, e é coordenada pela Abraji.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação