Seis candidatos disputam quem faz a cuca mais gostosa de Joinville neste sábado, dia 8 de junho. A grande final do 6º Festival de Cucas, evento promovido pelo “Jornal do Almoço” da NSC TV, ocorre na praça do Mercado Público, às 15 horas.

Continua depois da publicidade

Uma banca de jurados irá eleger a cuca campeã, e o vencedor será premiado com uma TV de LED full HD 40 polegadas. O evento é aberto ao público, que poderá comprar as delícias entre 9 e 18 horas.

As receitas finalistas serão feitas e vendidas por padarias parceiras do festival ao preço de R$ 15. Quer saber quais são as cucas que estarão esperando por você? Confira as receitas deste doce que já é tradição na mesa do joinvilense.

Ingredientes

Massa

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

Continua depois da publicidade

6 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de fermento de pão

1 e 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal

1 e 1/2 colher de sopa de manteiga de coco

250 ml de leite morno

2 ovos

1 pitada de sal

Raspas de 1 limão

Preparo da massa

Colocar metade do leite morno com uma colher de açúcar e uma colher de fermento biológico, deixar descascar por 30min. Misturar os ovos, restante do açúcar e as manteigas. Acrescentar metade da farinha e o fermento já crescido, mexer bem, colocar o resto da farinha, o restante do leite, o sal e as raspas do limão, mexer bem até ficar uma massa bem homogênea. Deixar descansar por mais 10 a 20 minutos.

Recheio

6 bananas brancas

12 bananas ouro bem maduras

1 bandeja de morangos frescos

1 xícara de nata

Preparo do recheio

Colocar uma clara crua sobre a massa, colocar as bananas cortadas longitudinais bem finas, colocar os morangos cortados finos e colocar a nata com uma colher de chá.

Farofa

1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

1 e 1/2 xícaras de açúcar

1 e 1/2 colher de sopa de margarina

1 e 1/2 colher de sopa de

manteiga de coco

1 colher de sobremesa de

canela em pó

3 colheres de sobremesa de capuccino solúvel

1 pitada de noz moscada

1 pitada de sal

Preparo da farofa

Misturar todos os ingredientes em um recipiente, com a ponta dos dedos, até formar uma farofa. Levar ao forno por cerca de 45 minutos a uma temperatura de 230 graus.

Marcelo Haudsch é um dos finalistas do 6º Festival de Cucas
Marcelo Haudsch é um dos finalistas do 6º Festival de Cucas (Foto: Lisandra Oliveira, NSC TV)

Conheça a história de Marcelo Haudsch

O engenheiro civil Marcelo Haudsch aprendeu a cozinhar ainda na adolescência, depois que saiu de Caçador para estudar. O finalista do 6º Festival de Cucas de Joinville conta que o doce sempre fez parte do cardápio da família.

Continua depois da publicidade

– Meus avós e meus pais sempre cozinharam e como a minha família tem descendência italiana e alemã, a gente sempre fazia as cucas. Eu gostava de fazer, principalmente, a cuca alemã, que é a minha preferida – revela.

Aliás, na casa de Marcelo, é ele quem prepara as refeições. A mulher Amanda Freitas, conta que sua especialidade é saborear as refeições preparadas pelo marido. Inclusive, foi ela quem teve a ideia de inscrevê-lo no Festival de Cucas.

– Ele cozinha muito bem e essa receita tem grandes chances de vencer – destaca ela, se referindo à cuca de banana, morango e farofa de cappuccino.

A especialidade de Marcelo é a cuca de banana, mas, para o festival, resolveu incrementar com os morangos e a farofa de cappuccino.

Continua depois da publicidade

– Nessa receita eu usei dois tipos de bananas e morangos frescos e acrescentei o cappuccino na farofa porque proporciona um aroma gostoso ao doce.

Essa é a primeira vez que Marcelo participa do Festival de Cucas e o engenheiro está confiante.

– A cuca é muito saborosa e vai causar uma ótima impressão aos jurados.

Leia mais:

Confira a receita de cuca de menta

Confira a receita de cuca de maracujá com coco

Confira a receita de cuca de abacaxi nevado


Confira a receita de cuca de banana com doce de leite


Confira a receita de cuca de creme de limão com mamão e farofa