nsc
    an

    Festival de cucas 

    Confira a receita de cuca de maracujá com coco

    Ailson João Cordeiro é um dos seis finalistas do 6º Festival de Cucas de Joinville 

    07/06/2019 - 16h12 - Atualizada em: 07/06/2019 - 17h35

    Compartilhe

    Lisandra
    Por Lisandra Oliveira
    (Foto: )

    Seis candidatos disputam quem faz a cuca mais gostosa de Joinville neste sábado, dia 8 de junho. A grande final do 6º Festival de Cucas, evento promovido pelo “Jornal do Almoço” da NSC TV, ocorre na praça do Mercado Público, às 15 horas.

    Uma banca de jurados irá eleger a cuca campeã, e o vencedor será premiado com uma TV de LED full HD 40 polegadas. O evento é aberto ao público, que poderá comprar as delícias entre 9 e 18 horas.

    As receitas finalistas serão feitas e vendidas por padarias parceiras do festival ao preço de R$ 15. Quer saber quais são as cucas que estarão esperando por você? Confira as receitas deste doce que já é tradição na mesa do joinvilense.

    Ingredientes

    Massa

    4 xícaras de farinha de trigo

    2 1/2 xícaras de açúcar

    1 1/2 xícara de leite

    4 ovos

    3 colheres de margarina

    1 pitada de sal

    2 colheres de fermento biológico

    1/2 xícara de leite morno

    (para dissolver o fermento)

    1 colher de açúcar (para

    dissolver o fermento)

    Farofa

    1/2 xícara de açúcar

    1 1/2 xícara de farinha de trigo

    2 colheres de margarina

    Recheio

    500 gramas de coco ralado (natural)

    2 maracujás

    350 gramas de açúcar

    500 ml de água

    400 gramas de leite condensado

    Preparo da massa

    Na batedeira, coloque os ovos, o açúcar e a margarina e bata até formar um creme branco. Acrescente aos poucos o leite, e em seguida, a farinha de trigo e a pitada de sal. Coloque uma colher de açúcar, as duas colheres de fermento biológico em 1/2 xícara de leite morno, mexa suavemente até dissolver e quando crescer, junte na massa pronta e mexa com uma colher.

    Preparo da farofa

    Em um recipiente, coloque o açúcar, a farinha de trigo e a margarina. Com as mãos, misture bem até ficar homogêneo.

    Preparo do recheio

    Em uma frigideira, coloque o açúcar e a água. Em fogo médio mexa até borbulhar. Coloque o maracujá e mexa por 5 minutos. Após acrescente o coco e mexa por 20 a 25 minutos até secar toda a água. Acrescente o leite condensado e mexa por 4 minutos.

    Montagem da cuca

    Em uma forma untada com margarina, despeje a massa e acrescente o recheio e, por último, a farofa. Deixe descansar por 30 minutos. Aqueça o forno em 240º por 10 minutos. Asse em 180º por 35 minutos.

    Ailson é um dos seis finalistas do 6º Festival de Cucas de Joinville
    Ailson é um dos seis finalistas do 6º Festival de Cucas de Joinville
    (Foto: )

    Confira a história de Ailson João Cordeiro:

    Foi em 2015, depois que Ailson João Cordeiro se aposentou, que ele resolveu se dedicar às receitas de doces, mais precisamente às cocadas. “Fiz mais por passatempo. Mas os amigos gostaram e começaram a encomendar o doce”, conta o administrador aposentado que é um dos finalistas do 6º Festival de Cucas de Joinville.

    Aliás, para participar do concurso, ele conta que fez uma adaptação da cuca. “Basicamente coloquei o recheio da cocada tradicional na cuca e aí saiu a ‘cucada’”, brinca o finalista que concorre com a cuca de maracujá com coco.

    Ailson conta que, no ano passado, pensou em participar do concurso, mas acabou perdendo o prazo da inscrição. Nesse ano, ele garantiu a participação e, agora, está ansioso pela final.

    - Eu estou muito contente de ter chegado entre os seis finalistas e acredito que essa cuca será a melhor desse festival -, diz.

    A confiança dele no sabor do doce é por causa das frutas frescas usadas para fazer a cuca.

    - Eu não gosto de produtos congelados. Escolho sempre as frutas mais frescas, tanto o maracujá quando o coco, e daí a cuca fica mais saborosa - afirma. A família também está confiante na vitória do aposentado. Cristiane Cordeiro, a filha dele, destaca que o pai é muito dedicado na preparação do doce.

    Leia mais:

    Confira a receita de cuca de menta Confira a receita de cuca de abacaxi nevado Confira a receita de cuca de banana, morango e farofa de cappuccino Confira a receita de cuca de banana com doce de leite Confira a receita de cuca de creme de limão com mamão e farofa

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas