nsc
    an

    Festival de cucas

    Confira a receita de cuca de menta 

    Luceni Haveroth é uma das seis finalistas do 6º Festival de Cucas de Joinville  

    07/06/2019 - 15h59 - Atualizada em: 07/06/2019 - 17h44

    Compartilhe

    Lisandra
    Por Lisandra Oliveira
    (Foto: )

    Seis candidatos disputam quem faz a cuca mais gostosa de Joinville neste sábado, dia 8 de junho. A grande final do 6º Festival de Cucas, evento promovido pelo “Jornal do Almoço” da NSC TV, ocorre na praça do Mercado Público, às 15 horas.

    Uma banca de jurados irá eleger a cuca campeã, e o vencedor será premiado com uma TV de LED full HD 40 polegadas. O evento é aberto ao público, que poderá comprar as delícias entre 9 e 18 horas.

    As receitas finalistas serão feitas e vendidas por padarias parceiras do festival ao preço de R$ 15. Quer saber quais são as cucas que estarão esperando por você? Confira as receitas deste doce que já é tradição na mesa do joinvilense.

    Ingredientes

    Massa

    1 xícara de água morna

    2 colheres de açúcar

    1 colher de fermento biológico

    3 ovos

    1 xícara de leite in Natura morno

    2 colheres de margarina

    Farinha de trigo até dar o ponto

    Cobertura

    1 pote de geleia de menta

    Creme belga

    Farofa

    Creme belga

    2 gemas

    1/2 lata leite condensado

    1 colher de maisena

    2 xícaras de leite in Natura

    Farofa

    4 colheres rasas de margarina

    ou manteiga

    6 colheres de açúcar

    6 colheres de farinha de trigo

    Modo de preparo

    Para fazer a massa, misture levemente a água morna, o açúcar e o fermento biológico. Deixe descansar até espumar. Depois, acrescente o restante dos ingredientes e bata com uma colher de pau. Deixe a massa crescer até dobrar de volume. Para o creme belga, basta misturar todos os ingredientes e mexer sem parar até levantar fervura. Deixe esfriar. Para a farofa também basta misturar todos os ingredientes com as mãos, bem de leve. Quando a massa estiver crescida coloque na forma untada com margarina e deixe crescer novamente. Espalhe por cima a geleia de menta, com cuidado para não descer. Depois espalhe o creme belga e por último a farofa. Asse em forno médio por 30 minutos.

     Luceni Haveroth é uma das seis finalistas do 6º Festival de Cucas de Joinville
    Luceni Haveroth é uma das seis finalistas do 6º Festival de Cucas de Joinville
    (Foto: )

    Conheça a história de Luceni Haveroth:

    Morando há apenas dois meses em Joinville, foi por iniciativa do irmão que a dona de casa Luceni Haveroth resolveu participar do 6º Festival de Cucas. Ela conta que sempre gostou de fazer o doce, testando sabores diferentes.

    - Um dia, na casa do meu irmão, eu vi que tinha geleia de menta e aproveitei para fazer uma cuca. Todo mundo aprovou e meu irmão ainda me disse para me inscrever no concurso que eu poderia ganhar - conta.

    Luceni é uma das seis finalistas do concurso deste ano. Ela revela que aprendeu a fazer a cuca há cerca de 20 anos durante as aulas de culinária. Sempre que pode, faz uma receita diferente. A maioria para os amigos e familiares.

    A Cuca de menta, que foi escolhida pela final do concurso, ganhou nota 10 da Elisangela de Lima, nora da Luceni. “A gente já está acostumado a saborear os doces da Lu, mas essa cuca ficou maravilhosa, ela se superou”, ressalta a nora.

    Um dos segredos da receita, segundo a dona de casa, é a massa, feita com bastante tranquilidade, esperando o tempo certo de ficar no ponto, para montar a cuca.

    - Além disso, eu coloco muito amor e carinho no que faço, acredito que isso também acaba refletindo no sabor do doce - conclui.

    Leia também:

    Confira a receita de cuca de maracujá com coco

    Confira a receita de cuca de abacaxi nevado Confira a receita de cuca de banana, morango e farofa de cappuccino Confira a receita de cuca de banana com doce de leite Confira a receita de cuca de creme de limão com mamão e farofa

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas