nsc
hora_de_sc

Cestinha de Berbigão

Confira como fazer a receita vencedora do Festival Gastronômico do Berbigão do Boca

O prato que levou o troféu da festa foi preparado pelo casal Alessandra e Bruno Veloso

14/02/2020 - 20h13 - Atualizada em: 14/02/2020 - 21h17

Compartilhe

Por Janaína Laurindo
Vencedores do concurso, Alessandra e Bruno Veloso
Vencedores do concurso, Alessandra e Bruno Veloso
(Foto: )

Patrimônio Cultural Imaterial de Florianópolis, o Berbigão do Boca tradicionalmente acontece uma semana antes do Carnaval para avisar os foliões que a folia vai começar. Além de preservar a cultura do Carnaval de rua, o Berbigão abre espaço para gastronomia local. O festival gastronômico criado há 14 anos, busca valorizar o molusco que dá nome para a festa.

— O berbigão era muito valorizado na Itália, famoso vongolê. E por que aqui não era? Eu fui resgatar isso. Com o concurso o berbigão ganhou o destaque que ele merece e a cada ano é uma surpresa pela qualidade dos pratos — diz Beto Barreiros, um dos fundadores do Berbigão do Boca e também do festival.

Os 12 pratos inscritos foram avaliados por um júri técnico composto por três profissionais do Senac e outros três convidados pela diretoria do Berbigão. Um júri popular, com três pessoas convidadas, elegeu separadamente os seus melhores pratos.

O casal Alessandra e Bruno Veloso foram os vencedores desta edição com a receita de Cestinha de Berbigão, coincidentemente foram eleitos como o melhor prato pelo júri técnico e popular. Os quesitos avaliados foram apresentação, ingrediente e sabor.

O prato vencedor é uma adaptação, segundo Alessandra, a receita original era com camarão, mas foi adaptada para o festival.

— Essa receita é originalmente feita com camarão, mas realizamos uma adaptação e colocamos o berbigão. E deu certo. Agora merecemos o manécard — brincou Alessandra, que não é catarinense, mas mora em Florianópolis há 12 anos.

Cestinha de Berbigão

Ingredientes:

1kg de berbigao

2 pacotes de massa para pastel

2 potes de creme de queijo, tipo Philadelphia

2 cebolas

1 alho

350gr de azeitonas picadas sem caroço

salsinha e cebolinha

1 cenoura ralada

1 limão

1 pacote de uvas passas

sal e pimenta à gosto

Modo de preparo: Lave o berbigão com suco de limão, tempere e reserve. Em uma forma de cupcake coloque as massas de pastel de maneira que forme uma forminha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 7 a 9 minutos, dependendo de quão douradas desejar as cestinhas. Em uma frigideira grande, esquente o óleo e refogue o alho triturado e a cebola. Quando estiverem dourados acrescente o berbigão e frite por três minutos até soltar água. Retire do fogo e remova o excesso de água. Em um pote misture o berbigão com a cenoura ralada, temperos verdes, azeitonas picadas e uva passa à gosto. misture o creme de queijo até obter uma massa firme, este é o recheio da cestinha. Coloque o recheio e decore com uva passa e salsinha.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Entretenimento

Colunistas