Novas regras
Cidades do Oeste, Vale do Itajaí e Serra apresentaram melhora na situação do coronavírus em SC
Compartilhe
A mudança no mapa de risco para coronavírus em cinco regiões de Santa Catarina (veja no mapa abaixo), nesta sexta-feira (2), trouxe novas flexibilizações para as cidades catarinenses que deixaram o nível potencial grave para covid-19, em laranja no mapa, para o alto, em amarelo.
> Painel do Coronavírus mostra a evolução da pandemia em SC
Assim, as cidades de Chapecó, no Oeste de SC, Blumenau, no Vale do Itajaí, e Lages, na Serra tiveram uma série liberações. Além disso, Joinville prepara um pacote de flexibilizações para a próxima semana. A cidade do Norte de SC, no entanto, ainda não teve mudança no status, conforme o mapa do governo de SC.
> Visitas em presídios de SC serão liberadas em áreas de menor risco para coronavírus
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Florianópolis e Criciúma, que também mantiveram-se em risco grave, seguem sem alterações nos decretos.
Chapecó, assim como as demais cidades em amarelo no mapa, pode praças, ginásios e áreas públicas, desde que observadas as medidas sanitárias vigentes, além de eventos como formutaras, congressos e casamentos e abrir espaços culturais, como teatros, cinemas e museus.
A cidade também pode ampliar os horários de atendimetno de serviços. O transporte coletivo terá horário estendido aos sábados, e irá funcionar até as 17h30min.
> Veja aqui todas as liberações permitidas em Chapecó
Continuam fechados
Casas de shows, boates e pubs continum proibidos de abrir, pois só foram liberados pelo Estado nas regiões com risco moderado.
Blumenau, assim como outras cidades do Médio Vale e do litoral poderão permitir a prova de roupas em lojas, com uma série de cuidados, os eventos sociais e o funcionamento de cinemas, teatros e museus - todos com 50% do limete.
> Veja aqui todas as liberações e regras de Blumenau
Além disso, a capacidade máxima e os horários para atendimento em estabelecimentos que já estavam abertos, foram ampliados. Dessa forma, as academias e as indústias podem funcionar com 70% da capacidade total, os hotéis com limite de 80% e os shopping centers com sem limitação de público e horário.
Continuam fechados
Casas de shows, boates e pubs continum proibidos de abrir, pois só foram liberados pelo Estado nas regiões com risco moderado.
A cidade de Lages teve mudanças em atividades do comércio, eventos, turismo e esporte. A partir de agora a prova de roupa está autorizada nas lojas da cidade serrana. Já o turismo, bastante afetado durante a temporada de inverno, quando a região tem mais visitantes, poderá ampliar seus atendimentos.
Os hotéis passam a funcionar com 80% da capacidade. Espaços voltados às atividades físicas podem funcionar com 70% da lotaão. Os eventos sociais, como casamentos, batizados, formaturas estão liberados, porém com 40% da capacidade total, além do cumprimento das medidas sanitárias. Shoppings funcionam normalmente.
> Moradores de Lages atingidos pelo Ciclone Bomba devem fazer cadastro para liberação do FGTS
Cinemas e teatros podem funcionar com a metade do público e os museus com um terço da capacidade de lotação (incluindo funcionários). A recomendação é que haja agendamento para visitação.
Continuam fechados
Casas de shows, boates e pubs continum proibidos de abrir, pois só foram liberados pelo Estado nas regiões com risco moderado.
Joinville define uma série de liberações para quando cair de classificação grave, para a alta no mapa de risco de coronavírus do governo de SC. Assim, quando a situação da cidade tiver melhora, basta por em prática as regras já definidas.
Entra as liberações aguardadas está a permissão para embarque e desembarque de passageiros dentro da rodoviária de Joinville. Além disso, a prefeitura estuda ampliar a capacidade de público em shoppings, eventos, feiras e dentro dos ônibus. A cidade também pode ter dispensa para os eventos sociais.