nsc
an

Literatura e seu entorno

Confira quais são os convidados da Feira do Livro de Joinville neste ano

Evento, que ocorre de 10 a 19 de abril, discutirá a literatura nas outras formas de expressão

25/02/2015 - 18h14

Compartilhe

Por Redação NSC
Objetivo do evento é unir a literatura a outras expressões artísticas
Objetivo do evento é unir a literatura a outras expressões artísticas
(Foto: )

"Literatura é a arte da palavra". Foi com essa frase que a escritora e curadora da Feira do Livro de Joinville, Maria Antonieta Cunha, iniciou o evento que lançou a programação da 12ª Feira do Livro.

O tema central em 2015 será A literatura e seu entorno, e ele tem como objetivo unir a literatura com as outras expressões artísticas, como música, cinema, dança e teatro. Desta forma, por meio de discussões e palestras, a arte de ler e escrever pode ser desmistificada.

_ O propósito é dessacralizar a literatura. Geralmente, temos dois tipos de pessoa: as que amam literatura e as que não se importam. A proposta é tornar a literatura mais acessível e mostrar que ela está disponível também em um filme ou em uma música, por exemplo _ explica.

Além de a feira disponibilizar milhares de livros para compra, contará com palestras de autores convidados, capacitação para professores do município, transmissão de filmes seguida por debates e apresentações musicais e teatrais. A novidade deste ano são os bate-papos com os convidados, que são das mais diversas áreas de atuação na literatura, no cinema,no jornalismo e na música.

_ A Feira do Livro busca, a cada edição, ser mais educativa e didática. Pretende ser um espaço de formação de leitores e de aproximação de quem lê com quem escreve _ diz.

Entre os autores já confirmados nesta edição estão a escritora Paula Pimenta, que participou no evento passado e faz sucesso entre o público infantojuvenil; o escritor Luiz Antônio Aguiar; a artista plástica e professora Ciça Fittipaldi; a professora de linguagem e literatura Lucília Garcez; o jornalista Rogério Pereira; o músico, ator e escritor Tino Freitas; o roteirista Marçal Aquino; a professora de artes Macrisa Lajoto; e o jornalista cultural Leo Cunha.

A feira também busca incentivar os escritores locais a divulgarem seus livros e a compartilharem experiências de leitura e escrita. Nesta edição, haverá programa de capacitação de professores e concursos literários. Mais detalhes serão divulgados em breve pelo Instituto de Cultura da Educação. Neste ano, a Feira do Livro deve ocorrer entre 10 e 19 de abril, no Expocentro Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos Cau Hansen.

Colunistas