Equilibrar vinho com alimentos é uma das formas mais agradáveis e saudáveis de apreciar a bebida. Para harmonizar, o peso do vinho tem que acompanhar o peso da comida: prato mais consistente precisa de uma bebida encorpada. Uma receita mais leve é melhor acompanhada por um rótulo também leve.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e receba notícias no WhatsApp 

O chef Benedito Tersi criou uma receita exclusiva, tilápia no papillote com creme de espinafre e redução de balsâmico, para ser acompanhada de um vinho rosé. O indicado é o Touriga Nacional, da vinícola portuguesa AdegaMãe. Com boa acidez, bom corpo, suave e com um bom final de fruta intensa, é ideal no acompanhamento de pratos de peixes no forno, bacalhau assado e carnes grelhadas.

Escolha dos produtos e modo de preparo

A escolha do vinho e dos produtos, incluindo os vegetais, é fundamental para garantir uma harmonização bem-sucedida, afirma o chef Benedito Tersi. “Escolhi a tilápia por ter um sabor mais neutro em comparação a outros peixes brancos, o que a torna versátil, e não domina o paladar do vinho. Isso permite que os sabores se complementem de maneira mais equilibrada. As batatas e o espinafre, que também fazem parte da receita, agregam em variedade de texturas, têm sabores neutros e não competem com as características do vinho, que se destacam”.

Continua depois da publicidade

Ao invés de usar métodos de preparo mais tradicionais, como fritura ou grelhado, Tersi optou por uma técnica mais contemporânea, o cozimento no papillote, que prepara o alimento em uma trouxinha de papel-manteiga. Esse método permite uma cocção precisa e uniforme, e o resultado é uma carne macia e suculenta.

3 receitas irresistíveis com legumes

Tomates cereja frescos e enxaguados com água sobre folhas frescas de espinafre
Utilizar ingredientes frescos e de boa qualidade faz toda diferença para ter sucesso na receita (Imagem: SJSFoto | Shutterstock)

Atenção aos detalhes

O chef ressalta que para ter sucesso na receita, é importante utilizar ingredientes frescos, de boa qualidade e ter atenção com todas as etapas da execução, principalmente com o tempo e a temperatura do forno, e verificar se a emenda do papillote está bem fechada para evitar que o peixe fique seco.

Tersi explica que o prato é versátil, mas devido à combinação de peixe-branco, espinafre e tomate-cereja, pode ser a escolha ideal para um almoço de fim de semana. “A disposição artística dos ingredientes, o uso de cores vibrantes e a atenção aos detalhes na montagem, podem criar um prato visualmente atraente e sofisticado”, finaliza.

Continua depois da publicidade

Tilápia no papillote com creme de espinafre e redução de balsâmico

Ingredientes

  • 4 filés de tilápia
  • 4 batatas monalisa
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 12 tomates pequenos cortados em fatias
  • Suco de 2 limões-sicilianos
  • 1 maço de espinafre picado grosseiramente
  • 30 g de manteiga
  • 30 g de farinha de trigo
  • 500 g de creme de leite fresco morno
  • Noz-moscada, azeite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Redução de aceto balsâmico
  • Água e suco de limão para deixar de molho

Modo de preparo

Comece cortando as batatas em fatias não muito grossas, cerca de 1 cm cada. Reserve-as em um recipiente com água e suco de limão para não escurecerem. Corte as cebolas e os alhos em fatias finas, e os tomates, ao meio e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga em fogo médio até que derreta totalmente. Adicione toda a farinha de trigo e mexa por cerca de 2 minutos. Lentamente, acrescente o creme de leite fresco morno à mistura da panela, mexendo sem parar com o auxílio de um fouet para que o creme não talhe.

Assim que o molho encorpar, adicione o espinafre para cozinhar junto ao molho. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos em fogo médio. Desligue e reserve.

Continua depois da publicidade

Montagem

Para realizar a montagem, utilize papel-manteiga como base e regue com um fio de azeite. Sobre o fio de azeite, acomode as batatas, e por cima, o alho laminado, e tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino.

Acomode os filés de peixe sobre a cama feita anteriormente e tempere com sal, pimenta-do-reino e suco de limão-siciliano. Com uma colher, coloque um pouco do creme de espinafre sobre o filé, as fatias de cebola e de tomate.

Feche as laterais do papel no centro de modo a formar um envelope bem fechado na emenda. Coloque em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos. Retire do forno. Abra o envelope apenas na hora de servir, e finalize com a redução de aceto balsâmico.

Continua depois da publicidade

Dica: o peixe pode ser servido tanto no próprio papillote ou fora.

Por Márcia Marcon

Leia também

3 receitas com oleaginosas para incluir na dieta

4 saladas termogênicas para ajudar a eliminar peso

5 receitas práticas com ovo para incluir na dieta

Destaques do NSC Total