publicidade

Economia
Navegue por

Construção civil

Conheça a história das construtoras mais antigas ainda em funcionamento em Santa Catarina

Algumas têm mais de cinco décadas de atuação no Estado e mais de 1 milhão de metros quadrados construídos

08/06/2013 - 12h31

Compartilhe

Por Redação NSC
O engenheiro Jayme Antunes Teixeira fundou sua construtora em 1961, na cidade de Tubarão
O engenheiro Jayme Antunes Teixeira fundou sua construtora em 1961, na cidade de Tubarão
(Foto: )

Você consegue imaginar como eram as cidades catarinenses há mais de 50 anos? Sem dúvida, a transformação deve impressionar até os que acompanharam de perto tantas mudanças. É o caso de Jayme Antunes Teixeira, de 84 anos, que ajudou a construir, literalmente, parte de Santa Catarina.

Em 1961, o engenheiro mecânico, elétrico e civil queria ter o seu próprio negócio e resolveu apostar em uma área que ainda engatinhava no Estado: a da construção civil. Abriu, então, uma empresa de engenharia em Tubarão, no Sul do Estado. Entre as associadas dos sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de todo Estado, a Jat Engenharia, sob o comando de Teixeira, é uma das mais antigas que ainda está em funcionamento. A primeira obra da empresa foi edificada na Vila dos Trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na cidade de Tubarão, em 1962. A empresa começou atuando como empreiteira e construiu diversos grupos escolares nos municípios da região, além de postos de fiscalização na BR-101. Em 1970, o escritório da Jat foi transferido para Florianópolis para facilitar o serviço, já que uma viagem até Tubarão chegava a durar um dia.

- Eu assisti ao desenvolvimento do Brasil em uma época espetacular. O país era praticamente uma colônia naquela época. Hoje temos grandes cidades - conta Teixeira, que considera o Condomínio Michelangelo, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, o destaque da Jat.

Atualmente, Teixeira é o presidente da empresa e conta com o apoio da filha Marília, que é arquiteta, e da neta Gabriela, administradora de empresas que pretende seguir os passos do avô.

Fundada em 1959, em Blumenau, a Stein Empreendimentos Imobiliários é uma das pioneiras no Estado. Recebeu inicialmente o nome do atual diretor-presidente da empresa, o engenheiro Egon Alberto Stein. Anos depois, em 1967, passou a ser chamada de Stein Empreendimentos Imobiliários. As primeiras obras executadas pela construtora foram a ampliação da Empresa Industrial Garcia, em Blumenau, cujo parque fabril foi comprado posteriormente pela Artex. Na sequência, a construtora pavimentou e implantou a rede de coleta de águas pluviais da Avenida Beira-Rio de Blumenau. A obra foi considerada um desafio para a época, pois incluía o desmonte de rocha e transporte fluvial.

Outros emprrendimentos erguidos pela construtora e que merecem destaque são a Catedral Madre Paulina, em Nova Trento; a empresa de motores elétricos WEG, em Guaramirim; a Ponte do Tamarindo, em Blumenau; e o Estaleiro Navship, em Navegantes. Atualmente, a Stein tem obras em diferentes cidades do país. Uma delas é o Flamboyant Residence, em Blumenau, um prédio de 14 andares de alto padrão.

Em Florianópolis, uma das construtoras que acompanhou o crescimento da cidade foi a Formacco, fundada em 1972. Ela começou suas atividades como empreiteira pública e, em 1980, entrou de vez no ramo da incorporação imobiliária com a construção do Edifício Giuliana, no Bairro Estreito.

- A maior dificuldade na época era conseguir o financiamento para executar a obra. Hoje as dificuldades são as inerentes ao próprio ramo. Mas sempre procuramos executar as obras dentro de nossa capacidade técnica e financeira - explica o gerente comercial da construtora Formacco, Aluísio Wollinger.

Conforme ele, o crescimento anual de 10% da empresa tem explicação: a Formacco procura se adaptar ao mercado e ao perfil dos seus clientes.

Outra construtora nascida na Capital nos anos 1970 foi a Cota Empreendimentos Imobiliários, fundada pelo empresário Joci José Martins. A primeira obra entregue pela empresa foi na cidade de São José, em 1980. Dois anos depois, a Cota promoveu a entrega de seu primeiro empreendimento imobiliário em Florianópolis. Mais de duas décadas depois, em 2009, ela ampliou sua área de atuação para as cidades de Itajaí e Bombinhas. Neste ano, a Cota anunciou a parceria comercial com a rede Blue Tree para a construção de um hotel em Itajaí.

::As pioneiras

Stein Empreendimentos Imobiliários

Fundação: 1959, em Blumenau

Metros quadrados construídos:

4,5 milhões

Número de funcionários: 114

Onde atua: em todo o Brasil

Jat Engenharia

Fundação: 1961, em Tubarão

Metros quadrados construídos:

Mais de 1 milhão

Número de funcionários: 30

Onde atua: Grande Florianópolis

Formacco

Fundação: 1972, em Florianópolis

Metros quadrados construídos:

1,5 milhão

Número de funcionários: 60

Onde atua: Grande Florianópolis

Cota Empreendimentos Imobiliários

Fundação: 1974, em Florianópolis

Metros quadrados construídos:

700 mil

Número de funcionários: 56

Onde atua: Grande Florianópolis,Itajaí e Bombinhas

*Foram consideradas as empresas com origem em SC e que ainda operam no Estado, segundo o Sinduscon.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação