nsc
    an

    Notícia

    Conheça a trajetória de Chico Anysio, que começou na televisão na década de 1950

    O humorista atuou em programas próprios e em telenovelas

    23/03/2012 - 11h33 - Atualizada em: 24/03/2012 - 14h20

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Alberto Roberto, um de seus personagens
    Alberto Roberto, um de seus personagens
    (Foto: )

    Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape, no Ceará, em 12 de abril de 1931. Trabalhou em rádio como ator e comentarista de futebol, compôs e gravou músicas, escreveu livros de contos, dirigiu comédias no teatro e pintou telas em acrílico mostrando paisagens marinhas e casarios. Mas foi com seus personagens cômicos garantiu lugar no entretenimento brasileiro.

    O envolvimento com rádio começou ainda na adolescência, em 1947. Fez sucesso como imitador em programas de calouros e passou por emissoras como Rádio Clube do Brasil e Mayrink Veiga, atuando em filmes da Atlântida em paralelo. Ainda nos tempos de rádio, criou um de seus personagens mais famosos, o Professor Raimundo.

    A carreira na televisão começou nos anos 1950. Desde então, dirigiu, escreveu e interpretou programas como Chico Total, Chico City e Chico Anysio Show, em emissoras como Excelsior, Rio e, desde 1968, na Globo.

    Anysio também atuou em novelas como Que Rei Sou Eu? (1989), Terra Nostra (1999), Pé na Jaca (2007) e Caminho das Índias (2009), além de filmes como O Doce Esporte do Sexo (1971), Tieta do Agreste (1996) e Se Eu Fosse Você 2 (2009).

    Depois de um dos períodos de maior sucesso na carreira televisiva - com o Chico Anysio Show, no ar entre 1982 e 1990 -, Anysio teve fases de menos exposição na Globo - em períodos dos anos 2000, tinha apenas pequenas participações no semanal Zorra Total, onde ultimamente tinha um quadro especial para o personagem Bento Carneiro.Também foi homenageado recentemente, no especial Chico & Amigos, no qual revisitou alguns de seus personagens mais famosos.

    >> Relembre, em fotos, os principais personagens de Chico Anysio

    Depois de cinco casamentos - um deles, com a ex-ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello -, Anysio estava unido há 10 anos à empresária Malga de Paula. Deixa ao todo oito filhos, entre eles, os também atores Lug de Paula e Nizo Neto, o DJ Cícero Chaves e o escritor e ator Bruno Mazzeo. Da família, fazem parte outros artistas: a irmã, Lupe Gigliotti, atriz, e os irmãos Zelito Viana, cineasta (pai do ator Marcos Palmeira), e Elano de Paula, empresário.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas