nsc
    santa

    Futsal

    Conheça a trajetória de Diego Roncaglio, goleiro-artilheiro do Blumenau/SCF

    Roncaglio comemora boa fase no clube em que treinou desde as categorias de base, aos oito anos

    30/10/2014 - 08h26 - Atualizada em: 30/10/2014 - 08h27

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Diego, o Roncaglio, é um goleiro que também se destaca no meio da quadra
    Diego, o Roncaglio, é um goleiro que também se destaca no meio da quadra
    (Foto: )

    Eventualmente as luvas são dispensáveis para Diego, o Roncaglio. O menino que aos oito anos ficou pela primeira vez no gol nas quadras do EBM Alberto Stein, no bairro Água Verde, não sonhava que um dia ouviria a torcida blumenauense gritar seu nome ao tornar-se um dos destaques do Blumenau/SFC na Liga Nacional de Futsal.

    Quase duas décadas depois de ser levado pelo professor de educação física da escola para treinar na AD Hering, hoje Roncaglio vive a melhor fase da carreira no clube em que começou. É o artilheiro do time, junto com o pivô Lucas, com nove gols, além das grandes defesas que ajudaram a colocar a equipe entre as oito melhores do país.

    A experiência de participar desde os 10 anos de campeonatos e o tempo fora de Blumenau forjou a maturidade que o goleiro hoje usa em quadra, apesar de ter 26 anos. Entre 2011 e 2012 foi o segundo goleiro do Krona, de Joinville. Antes já tinha passado dois anos em Jaraguá do Sul, como terceiro goleiro. Com companheiros como Dudu e Tiago, campeão do mundo pela Seleção Brasileira, Roncaglio aproveitou o que os colegas poderiam ensinar.

    - Aprendi muito com todos os meus colegas e que hoje são amigos, como o Tiago. Eles são grandes jogadores, por isso na época era difícil jogar nas partidas - conta o camisa 22.

    Roncaglio é um líder da equipe blumenauense

    A experiência leva o goleiro a uma posição natural de líder e, junto das defesas e chutes certeiros, faz dele um dos destaques do time. O técnico Peri Fuentes explica que o goleiro está numa fase de amadurecimento, o que contribui com o time também fora de quadra.

    Dentro das quatro linhas o principal trabalho é para o aprimoramento constante do jogador como goleiro, destaca o comandante. Usar os pés está em segundo plano, mas não é menos importante para o time, aponta o treinador:

    - O Roncaglio contribui com muita qualidade para o grupo. A prioridade dele é manter a trave fechada, mas os gols que ele marcou são muito importantes.

    Desde que ficou pela primeira vez em frente às traves, Roncaglio não saiu mais. Mas o pai o influenciou a treinar os chutes. Hoje ele usa o recurso como estratégia. Antes de se arriscar no meio da quadra, primeiro entende bem o adversário e checa se vale a pena o risco. As jogadas do futsal podem surpreender o goleiro, que prefere um futuro sem sobressaltos. Ano que vem prevê voltar à graduação em Marketing trancada no quarto semestre, e, junto da esposa Narjara, ter um filho.

    - Estou muito feliz morando em Blumenau, perto da família e de volta ao time que me revelou. Isso também ajuda - comenta.

    Jogador fez festa das crianças

    Se uma criança ainda é só um desejo na vida do goleiro, entre elas ele já é sucesso. Tímido, mas simpático, Roncaglio participou ontem das comemorações dos 34 anos da EBM Adelaide Starke, no bairro Itoupava Norte.

    As palmas e os gritinhos agudos das crianças alegres pela presença do jogador traduziam o quanto ele é um ídolo para elas. Entre os adolescentes, primeiro uma longa fila para a pose em selfie com Roncaglio, depois, outra, desta vez na quadra do colégio, para tentar vazar o goleiro.

    - Ele é um exemplo pra gente. Acompanho todos os jogos, então foi muito legal conhecer ele de perto - conta Suellen Amanda Lins, 12 anos, que joga futsal também como goleira, e ganhou uma das camisas e outros brindes que o atleta distribuiu.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Esportes

    Colunistas