nsc

publicidade

DE HACKER A CEO

Conheça a trajetória de Piero Contezini, idealizador da Asaas

Com apenas 12 anos, Piero já "invadia" sistemas para oferecer soluções. Hoje, é CEO de uma das startups mais promissoras da América Latina

05/11/2019 - 11h01 - Atualizada em: 05/11/2019 - 12h46

Compartilhe

Por Tech SC
Piero Contezini
(Foto: )

Piero Contezini está conectado à tecnologia e ao empreendedorismo desde o berço. O pai trabalhava com manutenção de mainframes e a mãe como empreendedora na indústria. Ele e o irmão, Diego, cresceram neste ambiente e desde muito novos davam sinais de destaque na área. Piero começou a programar aos 12 anos, aprendendo na prática e se aprofundando no tema até que, apenas quatro anos depois, liderou um projeto de provedor de internet em Minas Gerais.

Nesta época, ele atuava também como whitehat, ou “hacker do bem”, invadindo sistemas de empresas para mostrar onde estavam as maiores vulnerabilidades e propor melhorias. Assim, com muitos contatos e conhecimento adquiridos, Piero abriu a primeira empresa aos 18 anos. O negócio não prosperou, mas o empreendedor logo se voltou a outros projetos. Sem graduação formal, a escola de Piero foi a o dia a dia na prática.

No mundo dos negócios

Em 2008, abriu com o irmão e outros colegas uma fábrica de softwares. Nela, criavam aplicações sob encomenda para clientes de diferentes áreas. O negócio ia bem e em 2 anos já empregava cerca de 30 pessoas. Porém, foi numa reunião para um novo projeto quando Piero percebeu que faltava algo: precisava desenvolver uma solução em que ele próprio estivesse engajado, e isso só aconteceria quando fosse capaz de mudar a vida das pessoas por meio da tecnologia.

Dentro da própria empresa ele enxergou esta possibilidade. Voltando para Joinville, sua cidade natal e onde estava a sede da empresa, percebeu que a secretária passava cerca de 18 dias do mês ligando para os clientes cobrando pelos serviços prestados. Cansada, ela deu um ultimato e os sócios logo pensaram em uma solução que automatizasse o processo.

Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​​​​​​​​​ Essa foi a ideia embrionária do Asaas. Ao desenvolver essa tecnologia, Piero percebeu o seu potencial de negócio e impacto positivo na vida das pessoas. Focada em microempreendedores individuais (MEIs) e demais empresários, hoje a Asaas é uma fintech que possui uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipação de recebíveis. A empresa, que nasceu em 2013, foi incluída em 2019 entre as 100 mais inovadoras da América Latina pelo Innovation Awards Latam Ranking e está nas listas das fintechs para ficar de olho em 2019, realizada pela Fisher e publicada na Forbes e do Fintech Mining Report.

Em maio de 2018, a empresa atingiu o ponto de equilíbrio financeiro, ou breakeven.

Desde o lançamento da startup, a empresa já recebeu investimentos de mais de R$ 10 milhões. No total, os pequenos empresários que usam o Asaas para gerir seus negócios movimentaram mais de R$ 2 bilhões pela plataforma.

O crescimento permitiu o aumento do time, de 32 pessoas no começo do ano, a empresa conta agora com mais de 90 colaboradores e uma nova sede para abrigar todo mundo.

Visionário, Piero pensa em alçar voos maiores e está direcionando a empresa para substituir por completo a necessidade de que os pequenos empreendedores tenham que possuir conta em banco, adquirir um software de gestão ou ter conhecimentos em gestão financeiro para ter um negócio de sucesso.

Leia as últimas notícias do NSC Total​

​​​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​​

Deixe seu comentário:

publicidade