nsc

publicidade

Encare a Crise

Conheça cinco calculadoras online que ajudam a colocar as contas em dia

GaúchaZH selecionou cinco alternativas práticas que podem ser usadas para controlar gastos, prever investimentos e até saber quanto deve-se guardar para ter uma aposentadoria confortável

10/01/2018 - 13h47

Compartilhe

Por Redação NSC

A internet tornou-se terreno farto para calculadoras, planilhas e simuladores gratuitos para controlar gastos, prever investimentos e até saber quanto é preciso guardar a fim de ter uma aposentadoria confortável.

GaúchaZH selecionou cinco alternativas práticas que podem ser utilizadas em diferentes necessidades. Confira abaixo:

INVESTIMENTOS PESSOAIS

(Foto: )

No site Simulador Investimento, você pode checar quanto renderá uma aplicação que tenha previsão de juros – como Tesouro Direto, CDB e poupança, por exemplo. Além do investimento inicial, simula quanto o bolo crescerá com aplicações adicionais.

Leia mais

Descubra quanto custa manter o seu carro: acesse a calculadora

Saiba como baixar o consumo de combustível em até 40%

Por que vale a pena: informa quantos saques seriam possíveis fazer para aproveitar o rendimento por mais tempo e os resultados são atualizados em tempo real. Uma tabela mostra o rendimento de cada tipo de investimento.

É preciso estar atento: não inclui os descontos de Imposto de Renda ou taxas de administração, que reduzem o ganho real.

CORTE DE DESPESAS

(Foto: )

O simulador Diagnóstico Financeiro, do site Meu Bolso Feliz, soma todas as receitas mensais de uma família e tabela os gastos fixos e variáveis, mostrando onde estão os desperdícios no orçamento. No final, apresenta um relatório com o peso de cada gasto.

Por que vale a pena: no preenchimento, é possível definir quais são os gastos essenciais e os que podem ser cortados, trazendo caminhos realistas para ajustar as contas.

É preciso estar atento: a ferramenta é bem detalhada, então é importante ter uma anotação prévia de gastos para transpor à tabela.

FINANCIAMENTO DE CARRO

(Foto: )

O Simulador de Financiamento de Veículos simula o valor das parcelas no financiamento de automóveis. É possível prever parcelamentos de CDC e leasing e verificar como ficaria a prestação aumentando ou diminuindo o valor de entrada.

Por que vale a pena: o cálculo pode ser acrescido do IOF e mostra o saldo devedor, informando qual fatia do pagamento abate juros e qual reduz o valor do empréstimo.

É preciso estar atento: não inclui outras taxas que costumam estar presentes no empréstimo para compra de carro, como abertura de crédito.

PREVIDÊNCIA PRIVADA

(Foto: )

Calculadora da Mapfre Previdência mostra quanto será preciso economizar a cada mês para ter uma aposentadoria confortável. É possível selecionar tempo de contribuição e se haverá dedução no Imposto de Renda.

Por que vale a pena: além de indicar qual será a renda mensal, a ferramenta mostra o valor total caso seja sacado de uma só vez, mostrando o total economizado.

É preciso estar atento: ao preencher a rentabilidade anual, recomenda-se estimar uma taxa baixa, compatível com a realidade dos planos.

EM BUSCA DOS SONHOS

(Foto: )

O Simulador de Sonhos da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) permite colocar uma meta – compra da casa, chegar a R$ 1 milhão etc. – e indica os caminhos para chegar lá. Aponta quais investimentos devem ser feitos para alcançar o objetivo.

Por que vale a pena: é possível saber quanto tempo se levará para alcançar o objetivo poupando um certo valor ou quanto terá de ser economizado para alcançar o sonho em determinado período.

É preciso estar atento: os indicadores dos investimentos trazem uma rentabilidade genérica, nem sempre condizente à realidade.

Deixe seu comentário:

publicidade