nsc
an

Inaugurado hoje!

Conheça o 'Ágora Hub', o centro de inovação do Ágora Tech Park de Joinville

Empreendimento de R$ 20 milhões será inaugurado na noite desta quinta-feira (28) e centralizará as ações do parque tecnológico

28/03/2019 - 06h00

Compartilhe

Luan
Por Luan Martendal
Primeiro prédio do Ágora Tech Park
Primeiro prédio do Ágora Tech Park
(Foto: )

Eleito para ser o prédio principal do Ágora Tech Park, a ser inaugurado na noite desta quinta-feira (28), o Ágora Hub servirá como uma espécie de centro de inovação e centralizará as ações do parque tecnológico. Com 7 mil metros de área construída e um investimento único de R$ 20 milhões, o prédio tem estilo futurista e arquitetura única em Joinville. O ambiente é aberto e foi pensado para estimular a interatividade, a colaboração e a sustentabilidade.

Ao todo, 60% da área do Ágora Hub é destinada a espaços de convivência, compostos por locais de descompressão e network, auditório com 200 lugares, salas de treinamento e de reunião e praça de alimentação.

— É um local ideal para open innovation, socialização de ideias e transferência tecnológica. Disponibiliza espaços compartilhados e abertos para a comunidade — pontua Alison Takano, diretor Comercial do Perini Business Park.

Fora as áreas comuns, o edifício contempla ainda 33 salas privativas (90% delas já ocupadas), que vão abrigar empresas de tecnologia — como Pollux e Termica Solutions; entidades – como Acate (Tecnologia), Abimaq (Máquinas e Equipamentos), Sebrae e ABII (Internet Industrial); spin offs, startups, P&D´s, coworking, LinkLab, empresas de capacitação e prestação de serviços de apoio.

A ideia é que o ambiente, quando estiver em pleno funcionamento, tenha circulação de pessoas 24 horas por dia durante todos os dias da semana, sendo que a capacidade de ocupação nas salas alocadas deve girar em torno de 350 pessoas já a partir de abril.

De acordo com Emerson Edel, a ocupação do Hub demonstra uma tendência forte da área de tecnologia, que são consideradas potencialidades de Joinville. Se destacam as operações em torno da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas.

— Este é apenas um primeiro passo, mas a gente imagina que em cinco anos este projeto vai estar mais maduro e com novas áreas construídas. Embora o impacto econômico ainda não seja mensurável, a certeza que se tem é de que a partir de agora o Ágora vai estar ajudando a gerar empresas, faturamento e, principalmente, empregos — ressalta Edel.

​Confira o especial sobre tecnologia: Nosso Vale do Silício​

Pegada sustentável

Criado pelo Estúdio Módulo Arquitetura de SP, vencedor de um concurso, o projeto do Ágora Hub prioriza as pessoas e a sustentabilidade. O espaço estimula o uso de escadas e possui luz e ventilação naturais, além de banheiros e copas compartilhadas. Há ainda sistema de reaproveitamento da água da chuva, sistema fotovoltaico e área de integração com a natureza.

— O prédio é sustentável na integração com a mata, na construção limpa e no consumo de energia —, destaca Marcus Vinícius Damon, arquiteto responsável técnico.

Outro quesito inovador e único em Joinville é o elevador inteligente, que opera com um sistema de regeneração energética, capaz de gerar energia para o equipamento ou para o próprio prédio.

OCUPAÇÃO DO ÁGORA HUB

Luz e iluminação natural são itens que ajudam a tornar o projeto mais sustentável
Luz e iluminação natural são itens que ajudam a tornar o projeto mais sustentável
(Foto: )

Subsolo: Estacionamento.

Piso 1: coworking e praça de alimentação; praça coberta espaço para eventos; auditório para 200 lugares - espaços compartilhados - salas de treinamento para locação pontual.

Piso 2: Operações institucionais de fomento; prestadores de serviço; entidades e representantes do setor de tecnologia; salas privativas; salas de reuniões e copa compartilhadas. área de apresentação de pitches.

Piso 3: Espaço dedicado às empresas, P&Ds, startups, salas privativas, salas de reuniões e copa compartilhadas.

Eventos

As primeiras atividades programadas para o Hub de Inovação do Ágora Tech Park começam neste final de semana. Também será possível que a comunidade em geral ocupe os espaços abertos do prédio e possam alocar espaços e realizar eventos no auditório e salas de reuniões. Confira a programação de março:

1º Ágora Talks: no dia 29 de março, acontecerá o 1º Ágora Talks. Organizado pelo Ágora Tech Park em parceria com a Umentor Brasil, o evento reunirá profissionais de renome nacional e internacional, como Gustavo Zevallos, da IXL Center; Douglas Zanatta, da Movit; Fábio Holthausen, da FAPESC; João Kepler, da Bossa Nova Investimentos; Oren Gershtein, da Idealitty Roads; e Josep Piquet, do 22@. Eles vão ministrar palestras e participarão de momentos de talk & coffee com os participantes.

Startup Weekend: nos dias 29, 30 e 31 de março, acontecerá o Startup Weekend, evento que dura 54 horas, ao longo de um fim de semana, quando empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas compartilham ideias, formam equipes e criam startups.

Leia Mais

O futuro chega a Joinville com parque tecnológico

Colunistas